santa maria

VÍDEO: sábado tem postos de saúde abertos para Dia D de Vacinação e ações do Outubro Rosa

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Raquel levou a filha Sara para atualizar a carteirinha de vacinação

Sábado é dia de postos de saúde abertos em Santa Maria para o Dia D da Multivacinação de crianças e adolescentes contra doenças como febre amarela, tétano e sarampo. Os locais também contam com ações de prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem abertas até as 16h. 


A doméstica Raquel Escobar de Oliveira, 36 anos, aproveitou o sábado de folga para colocar a caderneta de vacinação da filha Sara Gabriele em dia. A menina, de 1 ano e dois meses, estava com três vacinas atrasadas.

- É muito importante, porque é a saúde dos nossos filhos. Não queremos correr o risco de expor eles a alguma doença - afirmou.

Com dois óbitos por Covid-19 em setembro, casos e internações caíram pela metade em Santa Maria

A vacinação se intensificou neste mês de outubro com a campanha, mas, na verdade, as doses ficam disponíveis o ano todo nas salas de vacina. A ação nacional de Multivacinação foi criada a partir da percepção de que, com a pandemia, muitos pais deixaram de levar seus filhos para fazerem as doses de rotina. As vacinas contra a Covid-19 não estão disponíveis neste sábado. 

- Usamos o Dia D para poder chamar os pais que trabalham, que não conseguem ir durante a semana. Com a pandemia, muitas famílias preferiram não sair de casa com os filhos pequenos, o que fez com que algumas vacinas ficassem em atraso. A ideia é que os pais possam olhar para a carteirinha para ver se tem algo faltando - explica a enfermeira Patrícia Bueno.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

OUTUBRO ROSA
E junto da imunização, postos de saúde também organizaram ações de alerta para a prevenção ao câncer de mama. Na UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, as mulheres também puderam ter um dia de beleza, iniciativa que busca melhorar a autoestima.

- Aproveitamos o espaço onde captamos as crianças e adolescentes na vacinação para captar também as mães, coletar exames preventivos e fazer alertas. Temos um espaço também para poder arrumar as unhas delas, embelezar um pouco - relata a enfermeira Patrícia. 

Na UBS Centro Social Urbano, além do encaminhamento para exames de mamografia, as mulheres também participaram de palestras com recomendações de prevenção. 

- Alertamos sobre riscos, fatores de prevenção, e realizamos a coleta de exame preventivo e testagem rápida para DSTs. A importância dessas ações é que consigamos alertar as mulheres sobre a necessidade de se detectar de forma precoce a doença. A única forma de se fazer isso é com o exame - destaca a médica Ana Carla Agostini.

A programação alusiva ao Outubro Rosa segue até o dia 23 de outubro, próximo sábado, nos postos de saúde da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Semana tem ações de aplicação para segunda dose da vacina contra a Covid-19

Com dois óbitos por Covid-19 em setembro, casos e internações caíram pela metade em Santa Maria Próximo

Com dois óbitos por Covid-19 em setembro, casos e internações caíram pela metade em Santa Maria

Saúde