saúde

VÍDEO+FOTOS: trio altera hábitos por 30 dias em 'Desafio Saúde' em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Fotos: Renan Mattos (Diário)

Mudar os hábitos, alterar a rotina e sair da zono de conforto requer não só disposição e força de vontade, mas, também, persistência. Para estimular a qualidade de vida nas pessoas, a Cauzzo Assistencial lançou, em maio, o Desafio Saúde, para inspirar os santa-marienses a mudar o estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis.  

Depois de participarem de um concurso cultural, três pessoas foram selecionadas para receber acompanhamento diário, durante 30 dias, com personal trainers, aulas de pilates, funcional e hit com instrutores especializados, coach alimentar, nutricionista e psicólogo, tudo de forma gratuita. É a primeira edição do projeto.

- A mudança física e emocional das participantes através dos depoimentos inspirou outras pessoas a adotarem a iniciativa, ainda que indiretamente. Ver esses resultados nos motivou como empresa a pensar em realizar outras edições, inclusive com formatos diferentes para poder impactar ainda mais pessoas - afirma Júlia Farenzena, analista de Gestão de Pessoas da Cauzzo.

Semana começa com chuva e deve terminar com geada em Santa Maria

Ao todo, o desafio recebeu 120 inscrições. As selecionadas foram: a operadora financeira Geani de Oliveira Silveira, 44 anos; a costureira Tatiane Pippi Piovesan, 41; e a jovem Naiana Nazário, 29. Desde 4 de junho, de segunda a sábado, o trio tem hora marcada com os profissionais da academia para seguir o cronograma de atividades estabelecido. Ao final do desafio, que termina na quinta-feira, as ganhadoras passarão por uma avaliação dos resultados, que já aparecem fisicamente, mas, principalmente, emocionalmente.

- Foram 30 dias bem intensos, em sentimento, emoção, dor, superação, dúvidas. Foi um desafio pessoal, aqui uma se espelha na outra. Eu precisava de um primeiro impulso e acredito que não há mudança no corpo se não tiver uma mudança de comportamento. Eu tinha muita fadiga, cansaço, e hoje eu sou outra pessoa. Me sinto mais feliz, com mais condicionamento físico, e isso é gratificante - diz Geani.


SUPERAÇÃO

Há oito anos, Naiana descobriu que tinha uma doença rara no pulmão, a hipertensão pulmonar. Por muito tempo, ela apresentou limitações que a impediam de praticar exercícios. Por iniciativa própria, há dois meses ela deu o primeiro passo na mudança e resolveu fazer uma dieta. Ter sido selecionada para o desafio foi o incentivo que ela precisava para consolidar a nova fase.

- Basicamente, eu vivia em cima de uma cama, mas eu sabia que podia mais. Cada dia que passa, eu venço um obstáculo. Pode ser um salto, um pulo, mas eu consigo o que há meses atrás eu não conseguia. Não é fácil sair da zona de conforto, ainda mais com todo mundo dizendo que eu ia passar mal por causa do meu problema de saúde. Ver o resultado na balança é muito satisfatório, mas sair do treino com a certeza de que eu consigo, vale muito mais - aponta Naiana.

FOTOS+VÍDEO: Fundação Cultural de São Sepé tem oficinas de canto, dança e pintura

As dietas frustradas e a desmotivação acompanhavam a rotina de Tatiane. Em março, ela começou a fazer exercícios, mas os resultados não apareceram.

- Eu vi que essa foi minha chance. Imaginava que nunca ia conseguir seguir a dieta, mas ela se tornou fácil. Hoje, consigo não comer doce todos os dias, e isso proporcionou uma mudança bem significativa na minha vida. A ansiedade melhorou, não tem mais pensamentos negativos, é um conjunto de mudanças - relata.

Para seguir com o cronograma de atividades, o grupo conta com a colaboração de três treinadores da academia Kore Personal Training, onde elas recebem aulas e orientações com os profissionais.

- Um fica responsável mais pela parte de treinamento cardiovascular e funcional, outro com mobilidade e flexibilidade, e outro com treino mais de força. Esse suporte fisioterapêutico, nutricional e físico é fundamental - explicou o treinador Régis Dias.

A Nação Verde presenteou o grupo com kits de produtos saudáveis e a Praxis garantiu as roupas esportivas das participantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gerontóloga fala sobre vida dedicada ao cuidado de idosos Anterior

Gerontóloga fala sobre vida dedicada ao cuidado de idosos

Receita Federal doa equipamentos para departamentos de dermato e gastro do Husm Próximo

Receita Federal doa equipamentos para departamentos de dermato e gastro do Husm

Saúde