contra a covid-19

VÍDEO+FOTOS: de avião, respiradores e EPIs comprados com doações chegam em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Santa Maria recebeu, nesta sexta-feira, um reforço no combate ao coronavírus. Um avião cedido pelo Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS) pousou no Aeroporto Municipal trazendo respiradores, luvas, máscaras descartáveis e protetores faciais. Apesar de vindo dos céus, não se trata de uma ajuda divina e, sim, de compras feitas pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) por meio de uma campanha de doações.


Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul

O ICF - que é uma instituição sem fins lucrativos formada por empresários gaúchos - recebeu R$ 1 milhão somente de empresários de Santa Maria. A verba possibilitou a compra de cinco respiradores, 30 mil pares de luvas descartáveis, 25 mil máscaras descartáveis e 100 protetores faciais (máscaras de acrílico).

Parte das doações será encaminhada ao Hospital Regional. O hospital será destino dos respiradores, 10 mil pares de luvas e 10 mil unidades de máscaras descartáveis. Os respiradores não estavam previstos entre os equipamentos que o Estado bancaria para a abertura dos 10 leitos de UTI no Regional. Entretanto, conforme a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Fabrícia Ennes, isso não significa que o hospital terá mais leitos de UTI, já que a estrutura para montá-los vai além dos respiradores.

- Não tem nada certo ainda. Os 10 leitos estão sendo montados pelo Estado normalmente. Esses respiradores são partes dos equipamentos, não é só com respirador que se monta o leito de UTI. Como chegou hoje, ainda vamos passar para o Estado para que seja visto quantos vão ser, mas a ideia continua nos 10 - explica.

Estado publica edital com a convocação de 860 aprovados em concurso da BM

Caso não houvesse a doação, o Estado deveria arcar com todos os respiradores para os leitos de UTI. A certeza, segundo Fabrícia, é que as doações vão acelerar o processo de abertura do Regional.

- O que esses equipamentos fazem é uma agilidade maior para podermos abrir o hospital. Os respiradores chegaram para tentarmos antecipar esses 10 leitos - celebra.

O restante do material será direcionado ao Lauduz - serviço de telemedicina -, que fará a redistribuição e encaminhamento dos EPIs, quando necessário, para as instituições públicas que tenham falta dos insumos. O médico Fabio Lopes Pedro, que coordena o Lauduz, afirma que a forma que será feita a distribuição ainda será avaliada.

- Neste momento não tem falta de insumos nos hospitais.Até porque tem pouquíssimos pacientes internados - elucida.

VÍDEO: após seis horas, vacinas da gripe acabam em Santa Maria

Ao todo, Santa Maria tem pelo menos 35 leitos de UTI para o combate à Covid-19. São 20 leitos no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), 10 no Hospital Alcides Brum (anexo ao Hospital de Caridade) e cinco no Hospital Geral do Exército (HGe) .

Conforme o presidente do ARGS, Hermenegildo Fração Júnior, uma aeronave não foi suficiente para carregar o total das doações. Um novo voo deve chegar ao Aeroporto Municipal no sábado com o restante. Ainda segundo o presidente, o aeroclube pode disponibilizar cerca de 40 aviões para ações como esta em outras cidades do Estado

Comércio reabre sábado, com uso obrigatório de máscaras e horário restrito

EM FAMÍLIA
O voo que conduziu os equipamentos até a cidade, vindo de Porto Alegre, chegou por volta das 15h. A ação tem um simbolismo especial, já que o piloto foi Matheus Muratore Fração, neto do empresário santa-mariense Hermenegildo Fração e filho do presidente do ARGS. O presidente do ICF também é da família. Leonardo Fração é neto de Orlando Fração, que junto de Hermenegildo, fundou a empresa santa-mariense Expresso Mercúrio, vendida para o grupo TNT. 

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Laboratório do Husm poderá realizar exames de coronavírus para toda região Anterior

Laboratório do Husm poderá realizar exames de coronavírus para toda região

Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul Próximo

Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul

Saúde