consultas médicas

Viagens de pacientes de Santa Maria passarão a ser feitas também por empresas de ônibus

Deni Zolin

Os pacientes de Santa Maria que precisam ir para outras cidades para realizar consultas médicas e exames não irão viajar somente em micro-ônibus e carros da própria Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura fechou contrato com duas empresas de ônibus _ a Planalto Transportes e a Viação União Santa Cruz _ para que elas transportem parte dos pacientes.

Segundo o secretário de Saúde, Francisco Harrison, a decisão foi tomada a partir de uma recomendação do Ministério Público, no ano passado, que se demonstrava preocupado com a segurança dos passageiros.

- Um micro-ônibus que leva os pacientes para Porto Alegre já tem mais de 1 milhão de quilômetros rodados. Por mais que tenham sido feitas todas as manutenções, algumas peças vão ficando velhas e há um risco - disse Harrison.

Atualmente, segundo o secretário, cerca de 900 pacientes de Santa Maria são transportados por mês para Porto Alegre e outras cidades para exames, consultas e cirurgias, em veículos da prefeitura. Para esse primeiro mês, a prefeitura comprou 300 passagens da Planalto.

Segundo ele, a prefeitura optou por contratar as empresas que fazem as linhas regulares e vão levar o número de pacientes de acordo com a necessidade, pois se fosse licitar para que uma empresa com micro-ônibus realizasse o serviço, acabaria saindo mais caro. Harrison diz que, por ser uma compra por lote de passagens, a Planalto deu desconto de 40% do valor.

- Vamos começar a mandar os passageiros por ônibus da Planalto, para Porto Alegre, agora no início de março. Nesse primeiro mês, vamos intercalar, mandando um dia com nosso micro-ônibus, e no outro, pela Planalto, pois todo início de operação pode precisar de ajustes - afirma o secretário.

Falta insulina na farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde

Harrison diz que, além da segurança, essa decisão foi tomada porque haverá outras vantagens para os pacientes. Como qualquer passageiro da Planalto, eles poderão usar as salas VIP da empresa, nas rodoviárias de Santa Maria e Porto Alegre, onde poderão esperar pelos ônibus em salas com ar-condicionado, banheiro e água gelada.

Na Capital, um ônibus da Planalto levará os pacientes até os hospitais e os buscará em vários horários ao longo do dia. Assim, se uma pessoa consultar às 9h e estiver liberada, já poderá ir para a estação rodoviária de Porto Alegre e pegar o primeiro ônibus de volta para Santa Maria. Ou seja, não precisará ficar até o final da tarde esperando pelo micro-ônibus da prefeitura, que só sai da Capital quando o último paciente é liberado, diz o secretário:

- Será bem melhor, pois muitas vezes, as pessoas ficavam esperando dentro do micro-ônibus, no sol. E ele não tem ar-condicionado, os bancos são apertados. Num ônibus da Planalto ou da Santa Cruz, os pacientes terão bem mais conforto e segurança.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Evento do Dia da Mulher terá palestras gratuitas voltadas à saúde em Santa Maria Anterior

Evento do Dia da Mulher terá palestras gratuitas voltadas à saúde em Santa Maria

Falta insulina na farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde Próximo

Falta insulina na farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde

Saúde