Vacina HPV

Vacina da HPV foi a segunda mais procurada no último dia D de Vacinação em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Foram estimados 720 novos casos de câncer de colo de útero no estado no ano passado, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), sendo o quarto câncer mais comum entre mulheres no Rio Grande do Sul. A causa de cerca de 70% desses tipos de câncer, é o vírus do Papilomavírus Humano, conhecido como HPV. No entanto, meninas e meninos têm a chance de se imunizar realizando a vacinação. Em Santa Maria, a vacina da HPV foi a segunda maior procura nos postos no último dia D de vacinação. 

Até o final de outubro, a Secretaria da Saúde (SES) esteve mobilizada junto aos municípios para a campanha de motivação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. O intuito era colocar em dia algumas doses do calendário básico que estivesse em atraso.

A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada (em duas doses) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Apesar da oferta, a cobertura apresenta baixos índices no estado. Apenas pouco mais da metade das meninas da idade correspondente, complementam o esquema vacinal de duas doses no período de 2013 a 2020, enquanto nos meninos esse índice ainda é menor.

Juiz agredido e presidente de conselho fazem pedido ao prefeito de Santa Maria

Em Santa Maria a vacina está do HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde do Município que possuem sala de vacina. Sendo realizadas conforme o horário de funcionamento de cada unidade.

A vacina contra o HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e a oferta é contínua, assim como outras vacinas (hepatites, tétano, varicela, sarampo, BCG, entre outras). Neste sentido, o Município busca, por meio da oferta diária das vacinas de rotina, fortalecer e ampliar a vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, conforme prevê o calendário nacional.

Podem se vacinar: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses e intervalo de 6 meses. A vacina também está disponível para homens e mulheres até 26 anos que convivem com HIV/AIDS, com esquema vacinal de três doses.

Nas 12 maiores cidades da região, três só têm gasolina acima de R$ 7

SAIBA MAIS

O que é HPV

É um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas nas regiões genital e ânus e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Transmissão

É dado por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto. Como muitas pessoas infectadas pelo HPV não apresentam sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

HPV e câncer

A infecção pelo HPV é muito frequente, mas regredindo espontaneamente na maioria das vezes. No pequeno número de casos nos quais a infecção persiste, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões, que se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

VÍDEO: devido a cratera, desvios modificam trânsito na Avenida Presidente Vargas

Tipos de HPV que causam câncer

Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos (que podem causar um câncer), apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre os HPV de alto risco para causar um câncer, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Já os HPV dos tipos 6 e 11, encontrados em 90% das verrugas genitais e papilomas laríngeos, não são considerados

Prevenção

* Vacinar-se contra o HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Pessoas vivendo com HIV e pacientes transplantados na faixa etária de 9 a 26 anos também tem indicação da vacina.

* Exame preventivo de Papanicolaou, para mulheres, a fim de identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero.

* Uso do preservativo feminino ou masculino nas relações sexuais. É importante ressaltar que o seu uso, apesar de prevenir a maioria das IST, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois, frequentemente, as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha. A camisinha feminina, que cobre também a vulva, evita mais eficazmente o contágio se utilizada desde o início da relação sexual.


*Informações da Secretária da Saúde do Estado e da Prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria confirma primeira morte por Covid-19 de novembro Anterior

Santa Maria confirma primeira morte por Covid-19 de novembro

Casa de Saúde suspende atendimentos de urgência e emergência em traumato-ortopedia Próximo

Casa de Saúde suspende atendimentos de urgência e emergência em traumato-ortopedia

Saúde