sem atendimento

Casa de Saúde suspende atendimentos de urgência e emergência em traumato-ortopedia

Está suspenso, a partir desta quinta-feira, o plantão presencial de traumato-ortopedia no Hospital Casa de Saúde. Segundo a instituição informou em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira, não será possível atender pacientes que necessitem de atendimento imediato - urgência e emergência - em traumatologia. A Associação Franciscana de Assistência a Saúde manterá o atendimento ambulatorial de traumatologia conforme estabelecido em contrato junto ao Estado.

Saiba como será a disposição de lugares para júri do Caso Kiss

Segundo a nota, a decisão não depende da vontade da Casa de Saúde, mas "provém do novo formato de contrato entre o Estado e o Hospital Casa de Saúde (Programa Assistir), que não prevê os atendimentos para casos que necessidade de atendimento imediato". Conforme a instituição, até então eram cerca de 1,1 mil atendimentos todos os meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O hospital salienta que buscou manter a oferta, já que é um serviço consolidado em toda a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), mas não obteve êxito, "uma vez que o novo programa não contempla esse serviço".

O ambulatório de traumatologia, destacou a nota, seguirá ofertando consultas eletivas mensais, sendo referência para 33 municípios. Segundo a Associação Franciscana, são 240 consultas mensais no ambulatório.

82% dos adolescentes atendidos pelo Cededica são recuperados e não cometem mais atos infracionais

O Diário questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a suspensão do serviço de urgência e emergência na Casa de Saúde. O governo do Estado ainda não retornou à reportagem. 

MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que foi informada sobre a suspensão do serviços de urgência e emergência de traumo-ortopedia ontem. Em nota, o Executivo municipal informou que a avaliação sobre os impactos no atendimento à população será feita após definição, por parte do Estado, do serviço que vai acolher essa demanda, "uma vez que a referência seguirá sendo os pronto-atendimentos e a UPA".

A prefeitura também afirma que "assim como os demais municípios da região que têm a Casa de Saúde como referência para estes atendimentos, aguarda posicionamento do Estado para saber qual será a nova referência para esse serviço".Leia, abaixo, a nota na íntegra, assinada pela diretora do hospital, Liliane Alves Pereira:

"Comunicado

A Associação Franciscana de Assistência a Saúde informa que, a partir do dia 04/11/2021, o Hospital Casa de Saúde manterá o atendimento ambulatorial de traumatologia conforme estabelecido em contrato junto ao Estado. Porém, será suspenso o plantão presencial de traumato-ortopedia, serviço que era prestado desde 2014 pelo hospital e ficará assim por tempo indeterminado. Não será possível acolher, neste hospital, pacientes que necessitam de atendimento imediato, ou seja, de casos de urgência e emergência. A Instituição salienta que essa decisão não depende da vontade da Casa de Saúde, mas provém do novo formato de contrato entre o Estado e o Hospital Casa de Saúde (Programa Assistir), que não prevê os atendimentos para casos que necessitem de atendimento imediato. Por ser um serviço já consolidado em toda Quarta Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), a Instituição buscou manter essa oferta, mas não obteve êxito, uma vez que, o novo programa não contempla esse serviço. O ambulatório de traumatologia seguirá ofertando consultas eletivas mensais, sendo referência para 33 municípios da região."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacina da HPV foi a segunda mais procurada no último dia D de Vacinação em Santa Maria

Próximo

Santa Maria recebe 6,9 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta

Saúde