Iniciada em março deste ano, a revitalização da fachada do Casa de Saúde está 50% concluida. A estrutura, que foi inaugurada em 1932, passa por processo de restauração pela primeira vez. Conforme a assessoria do hospital, a instabilidade do tempo nos últimos meses teria interferido parcialmente na previsão original de duração da reforma, que é de oito meses. Com isso, a estimativa é que a obra seja concluída até a primeira quinzena de dezembro.
Investimento
No início de dezembro do ano passado, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde, assinou um contrato com a Casa de Saúde, repassando R$ 1 milhão para a revitalização e reestruturação da fachada. Os recursos são oriundos do Programa Avançar. Após assinatura da ordem de serviço, as obras começaram em 20 de março, sendo realizado o isolamento das áreas. O projeto é executado pela BK Construções.
Projeto
A revitalização e reestruturação da fachada do Casa de Saúde é uma demanda antiga especialmente para a Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas). No projeto elaborado pela Universidade Franciscana (UFN) em 2019, as etapas envolvem desde administração e instalações provisórias até demolições, revestimentos e pintura, entre outros pontos.
Em detalhes, veja o que prevê a proposta:
- Remoção do revestimento externo
- Remoção parcial de beiras, esquadrias, telhas, beiral e calhas
- Execução do reboco externo, com acabamento em pintura acrílica branca acetinada
- Instalação de esquadrias brancas com vidro
- Na cobertura, substituição das telhas francesas defeituosas, bem como o beiral em madeira substituído por estrutura metálica
- Instalação do sistema de para-raios, conforme o PPCI já aprovado
- Calçadas do entorno refeitas em contrapiso de concreto e revestimento de ladrilho hidráulico de duas cores
Fonte: Tempórea Comunicação de Frente