em alta

Taxa de ocupação de leitos de UTI em São Gabriel está em 125% nesta segunda-feira

18.389

A taxa de ocupação de leitos de UTI em São Gabriel ultrapassou o limite da capacidade no município. De acordo com o painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que monitora a situação dos leitos em todo o Estado, até as 14h07min desta segunda-feira, o município, que conta com 20 leitos de UTI no total, estava com 23 pacientes internados. No entanto, conforme a secretária de saúde Kátia Raposo, a situação é um ainda mais grave: 25 pessoas estavam hospitalizadas no começo desta tarde, o que configura 125% de ocupação - sendo que 17 estão com o diagnóstico positivo para a doença. 

Pelo 10º dia consecutivo, ocupação de UTIs é maior de 90% em Santa Maria

Atualmente, a Santa Casa de São Gabriel, único hospital da cidade, conta com 20 leitos de UTI - 10 geral e 10 Covid - e 40 leitos clínicos Covid (a instituição contava com 31 até o final de semana, quando abriu mais nove), que também já estão com a capacidade esgotada, em 100%. Segundo Kátia, o município está tentando o credenciamento de mais leitos de UTI para poder dar conta da demanda.

Santa Maria registra mais dois óbitos e total de mortes associadas ao coronavírus chega a 270

- É alarmante, essa é a palavra. Temos leitos de observação no Pronto-socorro e os pacientes estão nestas salas, aguardando por leito no andar. O Gripão, que é o posto de atendimento exclusivo para Covid, está lotado, mas não tem ninguém sendo mandado para casa. Nós abrimos um espaço, uma área física perto da UTI, com médico, para colocar os pacientes extra - relata a responsável pela pasta.

Idosos acima de 85 anos vão poder tomar segunda dose no dia 11 de março

Conforme a secretária, o hospital tem capacidade para acomodar mais seis leitos de UTI Covid, além dos 20.

- A gente tem respirador para esses pacientes e vamos buscar esse credenciamento ainda nesta semana. Hoje mesmo temos uma reunião para tratar do assunto, mas todo o país está assim. Estamos assim há uns cinco dias e as internações aumentaram depois de uma semana do Carnaval. A população tem que entender que o momento é muito difícil e evitar aglomeração - ressalta.

UFSM abre formulário para que servidores atuem em força-tarefa do Hospital Universitário

Em Santiago, a situação também preocupa. Conforme o painel da SES, até as 14h07min desta segunda-feira os 10 leitos de UTI estavam ocupados, sendo dois por pacientes com Covid-19, e 45 dos 51 leitos clínicos Covid estavam em uso na cidade. O Hospital de Caridade de Santiago está com 100% do índice de hospitalizações há pelo menos 10 dias.

Em Rosário do Sul, o Hospital Auxiliadora está com ocupação de 81,2% - 13 dos 16 leitos estão em uso, sendo nove em leitos Covid. Conforme os dados disponibilizados pela SES, o índice se manteve acima dos 80% durante os últimos 15 dias, sendo que por diversas vezes chegou a atingir 100%, como na última quarta-feira. Em relação aos leitos clínicos Covid, 17 dos 42 estão em uso, o que representa 40,5%.

Pela manhã desta segunda-feira, Santa Maria registrava 92,53% dos leitos de UTI ocupados. No entanto, esse número foi atualizado pela parte da tarde e o índice, até as 14h07min, estava em 94,02% - com 126 dos 134 leitos em uso, sendo 80 em leitos exclusivos Covid. Os leitos clínicos Covid também estão em alta e 150 dos 173 estão em uso nesta tarde.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ala emergencial da Casa de Saúde recebe pacientes com Covid-19

Com mais de mil casos, última semana de fevereiro tem recorde de contaminados em SM Próximo

Com mais de mil casos, última semana de fevereiro tem recorde de contaminados em SM

Saúde