pandemia

Hospital São Francisco de Assis se prepara para receber pacientes sem coronavírus da rede pública

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Tempórea Comunicação Empresarial (Divulgação)

Desde janeiro, profissionais da rede pública e privada trabalham, incessantemente, no planejamento para enfrentar a pandemia pelo novo coronavírus. Em Santa Maria, os hospitais se organizam na preparação de leitos clínicos e de terapia intensiva para tentar evitar um colapso na saúde no pico da infecção, que segue avançando em todo o território nacional. 

Hospitais da região têm 44 leitos de UTI aptos a atender pacientes de coronavírus

O Hospital São Francisco de Assis, que atende convênios e particulares, está se organizando para ser um hospital de atendimentos referenciados a casos de não Covid-19 da rede privada ou pública.

Pacientes que tratam HIV no Husm terão que agendar atendimento na farmácia do hospital

Segundo a assessoria, mesmo sendo uma instituição privada, o hospital entendeu seu papel social diante desse período de exceção e se colocou à disposição para receber pacientes da rede pública que não estejam contaminados com o novo coronavírus.

Governo anuncia R$ 40 bi em crédito para empresas pagarem salários

- Temos uma UTI com 10 leitos equipada e estamos organizados para ser referência para outros casos também com necessidades de atendimentos intensivos de outras enfermidades, com o objetivo de proporcionar o desafogamento das estruturas de hospitais de maior complexidade e referências para receber pacientes com Covid-19 - informa a nota.

Prefeitura lança edital para contratação emergencial de 31 profissionais da saúde

O Hospital Casa de Saúde faz parte da rede municipal de combate ao novo coronavírus e, conforme a instituição, está atendendo às necessidades da rede pública assumindo pacientes com fluxo natural e casos clínicos não Covid-19, ofertando nove leitos a mais. Segundo a assessoria de imprensa da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), a Casa de Saúde segue atendendo com plantão de traumatologia e cirurgias de emergências, obstetrícia e internação pediátrica.

Além desses dois estabelecimentos, a Sefas também administra a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas e, de acordo com a associação, as três têm comitês internos que estão em constante mobilização e trabalham com planos de contingência com níveis de aumento da capacidade conforme a expansão da crise. Além disso, estão sendo feitos treinamentos, mapeamento de fluxos, diagnóstico situacional de todos os recursos humanos, materiais e equipamentos.

Até agora, a cidade não possui leitos via Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos de casos da Covid-19. O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), referência em saúde pública na cidade e região, preparou 10 leitos da UTI exclusivamente para pessoas afetadas pelo vírus, entretanto, ainda depende da chegada de equipamentos para colocar a unidade em funcionamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande do Sul registra 194 casos de coronavírus Anterior

Rio Grande do Sul registra 194 casos de coronavírus

Próximo

Hospitais da região têm 44 leitos de UTI aptos a atender pacientes de coronavírus

Saúde