prevenção

Quase 2 mil pessoas já estão imunizadas contra a gripe em Santa Maria

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A prefeitura de Santa Maria divulgou, ontem, os dados parciais da campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, desde 10 de abril, 1.380 crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias (7,94%) e 378 gestantes (14,32%) já receberam a dose. Ao todo, 1.758 pessoas já estão imunizadas. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal. Por se tratar de uma nova estratégia do Ministério da Saúde, de dar ênfase a esses dois grupos neste primeiro momento, o Setor de Imunizações considera esse percentual positivo.

A primeira fase da campanha (que inclui somente crianças até 6 anos e gestantes) vai até quinta-feira, véspera de feriado. A segunda fase de vacinação contra a gripe será de 22 de abril a 31 de maio para todos os grupos recomendados: gestantes e puérperas, crianças de até 6 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Estudantes podem fazer teste de HIV e infecções sexualmente transmissíveis na UFSM

VACINAÇÃO NO SÁBADO
Em 4 de maio, um sábado, será o Dia D, quando todas as salas de vacinação de Santa Maria estarão abertas, das 8h às 17h. É importante que as pessoas portem a carteirinha de vacinação ou, no caso dos doentes crônicos, a justificativa médica.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Em 2018, 86,33% pessoas dos grupos recomendados foram vacinadas em Santa Maria. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

*Com informações da Superintendência de Comunicação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura e Corsan respondem a processos de indenização em função da toxoplasmose Anterior

Prefeitura e Corsan respondem a processos de indenização em função da toxoplasmose

Estudantes podem fazer teste de HIV e infecções sexualmente transmissíveis na UFSM Próximo

Estudantes podem fazer teste de HIV e infecções sexualmente transmissíveis na UFSM

Saúde