imunização

Procura por vacina pentavalente foi alta nas unidades de saúde nesta segunda

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A procura pelas 835 doses da vacina pentavalente que foram distribuídas entre 20 salas de vacina do município foi alta. Na segunda-feira, pais e mães de crianças procuraram pela imunização cedo da manhã nas unidades de saúde de Santa Maria. Na cidade, a vacina estava em falta há cerca de um mês. 


Antes das 8h, a estetocosmetóloga Clarissa Castro, 33 anos, já havia chegado na Policlínica José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, para levar a filha de cinco meses para atualizar a carteira de vacinação. 

Vacinação da pentavalente começa nesta segunda. Saiba onde se vacinar

- Ela já recebeu a primeira dose atrasada, aos três meses, porque já estava em falta. Aí agora, que ela está com quase seis, ela recém vai fazer a segunda dose. Enquanto isso, ela não saía de casa. Eu fiquei com medo, vi alguns pediatras que falavam que não era para sair com os bebês de casa sem colocar em dia todas as vacinas - relatou. 

As vacinas fazem parte de uma remessa de 1.055 doses destinadas ao município ainda na semana passada. Ao todo a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) recebeu 2 mil doses da pentavalente no dia 14 de janeiro. 

Santa Maria está na lista de municípios infestados pelo Aedes aegypti

A artesã Giana Rosa Rodrigues, 30 anos, mora no distrito de Arroio Grande e trouxe o pequeno Benjamin Rodrigues Kopp, de sete meses e meio, para se imunizar. 

- Estava a um mês e meio atrasada. Saímos de casa antes das 7h, viemos cedinho para não perder - comenta. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado recebeu nova remessa do Ministério da Saúde com 42 mil doses da vacina pentavalente na última sexta-feira e as 19 coordenadorias regionais de Saúde já foram acionadas e estão buscando as doses para, imediatamente, iniciarem a distribuição aos municípios gaúchos. Ainda não se sabe o quantitativo que será destinado à região. 

Água não foi a origem do surto de infecção, afirma secretário de Saúde

Mesmo com a orientação da prefeitura para que a população buscasse pela vacina a partir de segunda, algumas unidades de saúde já começaram a aplicar as doses já na quinta-feira, com a alta procura na cidade. A Policlínica José Erasmo Crossetti, que recebeu 206 doses na última semana, iniciou o dia de vacinação na segunda com apenas 100 doses disponíveis. Já na UBS Wilson Paulo Noal, que recebeu 62 ao todo, às 9h de segunda já contava com apenas 20 doses. 

Segundo o Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde de Santa Maria, a partir desta terça-feira, serão destinadas mais 82 doses da vacina pentavalente para a Policlínica Central José Erasmo Crossetti. Também serão enviadas 57 doses para cada uma das seguintes unidades: Wilson Paulo Noal (terça), Floriano Rocha (quarta) e Itararé e Kennedy (na quinta-feira), que foram remanejadas do estoque estratégico que estava armazenado na Rede de Frio do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dos 130 novos leitos do Hospital Regional, 10 serão para UTI

Próximo

Vacinação da pentavalente começa nesta segunda. Saiba onde se vacinar

Saúde