abrangência nacional

Pesquisa gaúcha sobre coronavírus começa a ser aplicada nesta quinta no Brasil

18.398

Nesta quinta-feira, 133 municípios do Brasil começam a receber os testes para medir os anticorpos de coronavírus na população. O estudo é coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e já vinha sendo aplicado no Rio Grande do Sul. Agora, com investimento de R$ 12 milhões feito pelo Ministério da Saúde, 99.750 pessoas de todo o país serão testadas.

Pesquisa aponta que 56,1% dos santa-marienses só saem às ruas para atividades essenciais

A pesquisa irá estimar a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da doença no Brasil, por meio de uma amostragem de participantes em 133 "cidades sentinelas", que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE. No Rio Grande fo Sul, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre receberão os testes.

O estudo ainda irá determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar os sintomas mais comuns, obter cálculos precisos da letalidade da doença, estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, além de permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de distanciamento social com base em evidências científicas. Ele também incluirá três inquéritos populacionais, realizados a cada duas semanas por meio de visitas domiciliares, conduzidas por equipes do Ibope.  

Casos confirmados de coronavírus já atingem 24 bairros em Santa Maria

- Todas as estatísticas oficiais são baseadas em casos confirmados, os quais representam apenas uma parcela, provavelmente ínfima, em comparação com a realidade do número de casos na população. Por isso, fazemos a analogia com o iceberg. Queremos enxergar para além dessa pequena parte aparente, que são os casos notificados, e conhecer a real proporção de pessoas atingidas pela infecção - explica o coordenador geral do estudo e reitor da UFPel, Pedro Hallal. 

OS TESTES
O teste utilizado (WONDFO SARS-CoV-2 Antibody Test) avalia anticorpos produzidos pelo organismo após a infecção de cerca de duas semanas antes da coleta, e não identifica o vírus ativo logo após o contágio. Ele foi recentemente avaliado como uns dos melhores no mercado atual. 

O cronograma da pesquisa prevê mais duas fases, com coletas de dados programadas para os dias 28 e29 de maio, na 2ª fase, e 11 e 13 de junho, na 3ª fase. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas.

Os dados coletados também servirão de base para investigações sobre perfil demográfico e socioeconômico, sintomas relacionados à Covid-19, diagnóstico médico de enfermidades potencialmente relacionadas ao prognóstico da doença, uso de serviços de saúde e grau de cumprimento das recomendações de distanciamento social.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 749 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 13.149 Anterior

Brasil registra 749 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 13.149

Rio Grande do Sul registra nove mortes por coronavírus em 24h Próximo

Rio Grande do Sul registra nove mortes por coronavírus em 24h

Saúde