surto de toxoplasmose

Número atualizado de casos confirmados de toxoplasmose será divulgado amanhã


Unidades de saúde, como a Casa 13 de Maio, que atende casos de síndrome febril, reabrem hoje
Foto: Gabriel Haesbaert

Um novo boletim com os números atualizados de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria deve ser divulgado nesta quinta-feira. O horário ainda não foi definido. Conforme o último relatório, havia 105 casos diagnosticados em Santa Maria, sendo 18 de gestantes e dois casos de mortes de fetos por suspeita da doença (as mães tiveram exames positivos).

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

Nesta quarta-feira à noite, uma capacitação promovida pela Unimed, com apoio da prefeitura de Santa Maria, possibilitará que médicos da cidade possam compartilhar experiências e informações sobre a doença, bem como métodos que assegurem um atendimento padronizado no município. O curso é aberto para profissionais das redes pública e privada. Até esta terça, havia cerca de 200 profissionais confirmados.

ATENDIMENTOS
A rotina de atendimento na rede pública de saúde também volta hoje às atividades, o que inclui as unidades básicas de saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Casa 13 de Maio. Outros locais, como os pronto-atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), funcionaram normalmente durante o feriado.

A Casa 13 de Maio é o local que concentra todos os atendimentos de pacientes com suspeita da síndrome febril. A unidade de saúde fica na Rua Riachuelo, esquina com Rua Pinheiro Machado, no Centro.

Reportagem especial: o drama de quem sofre com a toxoplasmose

GESTANTES
A preocupação dos órgãos de saúde e médicos segue sendo as gestantes, que têm atendimento prioritário nas consultas, encaminhamentos e na busca de medicamentos na Farmácia Central (Rua Roque Calage, 55). A orientação é que todas devem seguir as medidas de prevenção, como o uso somente de água fervida ou mineral, cozimento adequado dos alimentos, especialmente da carne e o cuidado com a lavagem dos hortifrútis, além de acompanhamento médico e exames mensais.

O QUE DIZ O ÚLTIMO RELATÓRIO

Até sexta-feira, 262 casos foram notificados pelos médicos da rede pública e da área privada à Superintendência de Vigilância em Saúde

  • Desses, 231 amostras foram coletadas pelos técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS)
  • Até agora, 105 casos foram confirmados com a toxoplasmose pelo Lacen/RS
  • 18 desses casos são de gestantes
  • 11 casos deram resultado negativo
  • Os casos foram registrados em 19 bairros de Santa Maria, que são locais de referência de residência, e não, necessariamente, de contaminação
  • Dois óbitos fetais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (um de 28 semanas de gestação e outro de 36 semanas)
  • Um bebê de 4 meses foi diagnosticado com toxoplasmose aguda (mãe e criança toxo-positivas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Médica que agrediu paciente em posto de saúde está em atestado médico Anterior

Médica que agrediu paciente em posto de saúde está em atestado médico

Próximo

Infectologistas convocam médicos para capacitação sobre a toxoplasmose

Saúde