vírus

Novo coronavírus: três casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde

18.398

O Ministério da Saúde informa que foi notificado, até às 17h desta terça-feira, de outros dois casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Assim, no total, três casos suspeitos da doença são monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras. Eles estão localizados em São Leopoldo (RS) e Curitiba (PR), além de Belo Horizonte (MG), noticiado na manhã desta terça. Os pacientes se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre além de, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias.

Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil

A OMS aumentou o nível de alerta para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, por isso, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Com quase três mil casos confirmados, segundo o boletim da OMS de 27 de janeiro, todo o território chinês passa a ser considerado área de transmissão ativa da doença.

Confira a nota da Secretaria de Saúde do Estado sobre o caso suspeito:

"Uma pessoas que chegou da China há poucos dias procurou a UPA de São Leopoldo nesta terça-feira (28) e, mediante orientação da Vigilância em Saúde do Estado, recebeu o atendimento e acompanhamento preconizado pelo Ministério da Saúde para estes casos. O paciente não apresenta quadro grave de doença respiratória e, por precaução, ficará em isolamento domiciliar. Foi coletado material para análise".

Confira a nota da Prefeitura de São Leopoldo sobre o caso suspeito:

"A Prefeitura de São Leopoldo informa que na manhã da terça-feira, 28 de janeiro, recebeu um paciente de 40 anos, na UPA Scharlau, apresentando febre. Ele relatou ter chegado há 4 dias da China. A equipe procedeu o atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios. O material da coleta do exame foi encaminhado nesta tarde ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise. O paciente segue internado e em isolamento para observação.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, através da Vigilância Epidemiológica, em sintonia com o Centro de Vigilância Estadual (CEVS) monitora o caso desde o seu início, e uma nota técnica conjunta também será emitida. 

O paciente é morador da cidade de Kunming, há mais de 1500 km de Wuhan, cidade onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. Reforçamos que a população se oriente pelas informações oficiais, não se deixando levar por notícias falsas e alarmistas. Seremos, como é nossa conduta de governo, extremamente transparentes sobre o caso e devidas informações".

*Com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso suspeito em São Leopoldo não era coronavirus Anterior

Caso suspeito em São Leopoldo não era coronavirus

Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil Próximo

Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil

Saúde