covid-19

Ministério da Saúde espera vacinar 5 milhões de brasileiros a partir do dia 20

18.398

A expectativa pelo início da vacinação contra o coronavírus no país pode estar a uma semana de se concretizar. Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta quarta-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, disse que a pasta prevê que 5 milhões de brasileiros sejam vacinados a partir da próxima quarta-feira, 20 de janeiro. A projeção depende da autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a o uso das vacinas de Oxford, produzida pela Fiocruz, e da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, prevista para este domingo.

Russos devem pedir o registro emergencial da Sputnik V na Anvisa nesta semana

Conforme Medeiros, existem 2 milhões de doses da vacina de Oxford e 6 milhões de doses da CoronaVac disponíveis para o uso emergencial. Como a vacina produzida no Butantan necessita de um intervalo mais curto entre as duas doses, os 8 milhões de doses beneficiariam 5 milhões de brasileiros em um primeiro momento.

- Uma vez que nós tenhamos a autorização para que as produtoras possam disponibilizar as doses, nós rapidamente iremos distribuir pelo modal terrestre e pelo modal aéreo para os grupos prioritários. Estaríamos falando num universo de aproximadamente 5 milhões de brasileiros que começariam a ser vacinados a partir do dia 20 de janeiro - disse o secretário à Rádio Gaucha.

Cruz Alta inaugura 10 leitos de UTI Covid-19

GRUPOS PRIORITÁRIOS

O primeiro grupo a receber os imunizantes inclui a população indígena, idosos acima de 60 anos que se encontram em instituições de longa permanência (ILPs) e os trabalhadores da saúde, principalmente os que estão na linha de frente do combate à pandemia.

- Iremos distribuir as doses de forma igualitária e proporcional para as 27 unidades da federação - garantiu Medeiros.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 80 novos óbitos, Estado chega a 9.699 mortes por Covid-19 Anterior

Com 80 novos óbitos, Estado chega a 9.699 mortes por Covid-19

Próximo

Russos devem pedir o registro emergencial da Sputnik V na Anvisa nesta semana

Saúde