veja como fazer a sua

Ministério da Saúde e OMS orientam que todos devem usar máscara caseira para sair na rua

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde o começo da pandemia, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi de que as máscaras de proteção deveriam ser usadas apenas por pacientes sintomáticos e profissionais da saúde, como medida para evitar a escassez do equipamento de proteção. Desde a última sexta-feira, a orientação da OMS e do Ministério da Saúde é para a população em geral - mesmo quem não tem sintomas - use máscaras caseiras, facilmente confeccionadas em casa (veja um passo a passo de como fazer abaixo). Ou seja, para sair às ruas, todos devem colocar a máscara caseira, que é de uso pessoal.

6 dicas de exercícios para fazer em casa durante a quarentena

De acordo com o médico infectologista Fabio Lopes Pedro, as máscaras caseiras funcionam, mas se diferem das máscaras usadas em hospitais por não protegerem com eficiência o próprio indivíduo da doença. Entretanto, os equipamentos feitos em casa são úteis para evitar a propagação do coronavírus.

_ As máscaras produzidas em casa funcionam para diminuir a propagação do vírus da pessoa para outras pessoas. Protege mais o coletivo, a comunidade. É bom, pois ficam menos substâncias circulantes no ar. A máscara do indivíduo não protege o próprio indivíduo. Ele não deixa de pegar outras coisas pelo ar. Essa é a diferença das máscaras caseiras contra as usadas em hospitais, que protegem também os profissionais _ explica o médico.

O especialista também concorda com a recomendação do Ministério da Saúde para que todos que saírem à rua usem a máscara caseira. A medida, inclusive, poderia fazer com que comércio e outros estabelecimentos possam retornar às atividades com mais antecedência.

_ Acredito que não tenha nada de exagerado nessa medida. Em Hong Kong, por exemplo, as pessoas habitualmente fazem isso, o uso da máscara é universal nas ruas, e é o lugar do mundo que melhor controla a pandemia. Não tem nada de dramático. É algo que tem se mostrado importante para reduzir a transmissão, a propagação do vírus nas cidades _ orienta.

Na periferia, Covid-19 antecede efeitos colaterais

COMO FAZER
Com a preocupação diante da escassez de equipamentos de proteção individual (EPIs), o Ministério da Saúde divulgou um tutorial para que as pessoas possam produzir suas próprias máscaras em casa. As orientações estimularam produções caseiras como a da professora do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Flávia Pedrosa Vasconcelos, que utilizou das habilidades manuais para auxiliar na prevenção ao coronavírus.

Veja o passo a passo data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">

A professora passou cerca de duas horas testando cada protótipo de máscara que fez para saber qual encaixaria melhor no rosto. O conhecimento artístico foi aliado para a produção.
_ Estudei muita coisa da ergonomia e produto. Também percebi um tipo de elástico melhor que poderia se colocar _ explica.

A professora também destaca outras orientações para o uso da máscara:

- Não use máscara de pano com filtro. A umidade aumentará e não durará as 2 horas recomendadas. Não é recomendado usar o dia todo uma máscara de pano, trocando filtro. Em termos de ergonomia, a máscara de pano com filtro impede maior respirabilidade e dificulta estabilidade na face. Não use máscara com prolipeno (perfex, e congêneres). O próprio Ministério da Saúde adverte uso de material plástico impede a respiração e aumenta acúmulo de umidade. Não use máscara de TNT, além de ambientalmente incorreto (feito com material do petróleo), ele não é durável nem lavável. Use sua máscara de pano de duas camadas feitas com algodão e, se tiver poliéster até 25% (de acordo com testes que fiz), para não prejudicar a respiração! E só use por duas horas! Depois, lave com água, sabão e 1 colher de água sanitária.

RECOMENDAÇÕES

O Ministério da Saúde lembra de orientações sobre o uso de máscaras caseiras ou industriais:

  • A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras
  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em um dia, Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus Anterior

Em um dia, Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus

Próximo

Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de Covid-19

Saúde