saúde

Mesmo com gestor definido, não há data para Hospital Regional abrir as portas

Foto: Gabriel Haesbaert

O anúncio do governador do Estado, José Ivo Sartorisobre quem será o gestor do Hospital Regional só não foi melhor porque a indefinição continua. Não há qualquer definição de como será a gestão do Instituto de Cardiologia: percentual de atendimentos SUS e convênios, seleção de funcionários, forma de atendimento e, principalmente, quando o Regional abrirá as portas para atender a população.

- Não temos nada definido. Nós começamos, agora, a conduzir essa relação. Nos próximos dias, vamos agendar com a instituição - ponderou o secretário adjunto de Saúde do Estado, Francisco Paz, por telefone.
Leia as notícias sobre o Hospital Regional

Segundo a assessoria de comunicação, a "a Secretaria Estadual da Saúde se reunirá com a Fundação Universitária de Cardiologia para traçar todo o planejamento do Hospital Regional. Ao final desse processo, as ações serão divulgadas". 

Quais as ruas campeãs de multas em Santa Maria

CONHEÇA O GESTOR DO REGIONAL

  • O Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia é um hospital filantrópico reconhecido por sua atuação no ensino e pesquisa, pela qualidade e vanguardismo na assistência médica e também por sua gestão
  • É hoje um dos principais polos de pesquisa em cardiologia, maior centro formador de cardiologistas, cirurgiões cardíacos, cardiologistas intervencionistas e de outros profissionais da saúde
  • Atua há 50 anos e, ao longo da sua trajetória, o Instituto de Cardiologia foi chamado em diversas ocasiões para assumir a gestão de outros hospitais
  • Em 1997 e 1998, assumiu a gestão dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha. Em 2006, incorporou o Hospital de Viamão e, em 2009, assumiu a gestão do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal
  • São cinco hospitais que compõem uma rede assistencial complexa e articulada. O Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e do DF são hospitais de referência na sua especialidade. Os demais são hospitais-gerais

AUTORIDADES AVALIAM O GESTOR
VÍDEO: pista de patinação no gelo faz sucesso em shopping

"Eu tenho certeza de que o Instituto de Cardiologia tem capacidade técnica para atender à demanda das especialidades que foram divulgadas pelo próprio secretário de Saúde , como traumatologia, neurologia, reabilitação e o ambulatório de doenças crônicas. É uma instituição idônea acima de qualquer suspeita. A prova é o trabalho que presta na área de cardiologia em Porto Alegre e no Estado inteiro. Também entendo que abre possibilidades de outras novas especialidades, por exemplo, a cardiologia que temos dificuldade em Santa Maria." 

Roberto Schorn, titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria  

"Eu só tenho a informação que vai ser o Instituto de Cardiologia, não tem mais nenhuma informação de como vai ser a gestão, quais serão os tipos de atendimentos. Quero ver o convênio completo. Espero que não seja mais uma manchete de ano eleitoral, espero que se concretize. Continuo defendendo que, quem quer que seja que vai fazer a gestão, tem que ser 100% SUS porque colocar uma empresa privada em algo que foi construído 100% com dinheiro público eu acho que isso é uma irregularidade. O anúncio é importante, mas eu quero um cronograma de abertura e funcionamento do hospital, a população está precisando que o hospital abra, quero saber quais são as condições que vai funcionar e que seja o que a cidade precisa." 

Valdeci Oliveira, deputado estadual (PT) 

"É um importante passo, mas falta muito para que o Hospital Regional efetivamente comece a atender pacientes da região. Até porque tem todos os equipamentos necessários para serem adquirimos, a adequação das áreas físicas e a contratação e treinamento de pessoal. Quanto à escolha da futura gestora do Hospital Regional, creio e confio que tenha condições e capacidade de prestar esse importante serviço." 

Rodrigo Décimo, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) 



"Isso é resultado de uma luta que fizemos o ano todo, por meio de pedidos e reuniões com autoridades e o governo do Estado, para que esse hospital passe a funcionar o quanto antes. Vemos com muita alegria e otimismo esse importante passo dado. O Instituto de Cardiologia é uma instituição respeitada, com histórico positivo e que tem conhecimento para o que a gente precisa. Que bom que chegou o dia desse anúncio. A luta é para que ele faça o seu atendimento 100% pelo SUS, mas sabemos que, se for necessário, em função de viabilizar a gestão, não há problemas em receber também pacientes de planos de saúde ou convênios. Mas isso é uma discussão secundária. O importante é que esse hospital passe a funcionar e abra vagas para os pacientes da região a fim de desafogar o Hospital Universitário." 

Leocarlos Girardelo, prefeito de São Sepé e presidente da AM Centro 

"Eu tenho uma particular felicidade de falar que a sustentação jurídica que o governador sabiamente falou para chamar o Instituto de Cardiologia para ser gestor do Hospital Regional foi construída por uma tese jurídica capitaneada por mim e pela procuradora do município, Rossana Boeira. Nós fomos a Porto Alegre e levamos à Procuradoria Geral do Estado a tese, construída aqui, em Santa Maria, para que o governo do Estado pudesse tomar essa importante decisão e, sem sombra de dúvida, acredito que tenha sido uma escolha acertada. O Instituto de Cardiologia, com mais 70 anos de história, é uma referência nacional em medicina e gerencia outros quatro hospitais, três no Rio Grande do Sul e um no Distrito Federal. O hospital de Alvorada, por exemplo, é um hospital de qualidade e que é 100% SUS. Já nos próximos dias, faremos um contato com a direção do Instituto de Cardiologia e com o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, para marcar uma reunião de trabalho. A prefeitura de Santa Maria está à disposição e fará tudo que estiver ao seu alcance para que o Regional abra as suas portas o mais rápido possível. Isso é o que mais nos interessa neste momento."  

Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria 

"Como não poderia deixar de ser, saúdo a abertura do Hospital Público Regional de Santa Maria, apesar de refutar qualquer argumento que desqualifique o Husm com referência e hospital público. Espero que a abertura do Regional não fique na promessa e que não seja apropriada por campanha eleitoral de quem quer que seja. Muitas lideranças estiveram envolvidas nesse processo, e essa conquista é do povo gaúcho."  

Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra dois casos suspeitos de dengue Anterior

Santa Maria registra dois casos suspeitos de dengue

Próximo

Anvisa aprova novas regras para exposição de cigarros em comércios

Saúde