caso bianca

Menina dada como morta ao nascer, no Husm, deixa hospital na Capital


Foto: Charles Guerra (Diário)/

A pequena Bianca Vitória Silbershlach Cézar, de 1 ano e 9 meses, já está em casa, em Santa Maria. A menina, que chegou a ser dada como morta pelos médicos ao nascer, em fevereiro de 2017, estava internada desde o dia 21 de setembro no Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, depois de ser transferida da Unidade de Pediatria do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).  

Postos de saúde têm ações gratuitas de prevenção ao câncer próstata

Essa é a primeira vez em três meses que Bianca vai para casa, já que estava internada no Husm desde o dia 8 de agosto para tratar uma endocardite - uma doença infecciosa no coração -, após ter passado por um procedimento médico. Depois que a menina deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital, ela precisou realizar três procedimentos cirúrgicos. O último deles foi realizado no dia 8 de novembro, para a colocação de uma Derivação Ventrículo-Pleural (DVPL), um dispositivo usado para aliviar a pressão do cérebro (drenando o líquor) pela cavidade pleural, causada pelo acúmulo de líquido da hidrocefalia.

Comitê Regional da Saúde tenta reduzir a judicialização dos casos de saúde em Santa Maria

- Na sexta-feira, quando ela saiu da UTI e foi para o quarto, ela já mudou. Ela estava muito estressada com o barulho do hospital e dos aparelhos, foi muito tempo longe de casa também. Agora ela está mais calminha e tranquila - conta Tieli Martins, mãe de Bianca.

Agora, Bianca deve retornar a Porto Alegre no dia 26 de novembro, para retirada dos pontos e retorno com a equipe médica, que irá avaliar o andamento da recuperação. Em Santa Maria, ela segue em tratamento e acompanhamento com neurologista e fisioterapeuta, segundo a mãe. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gestantes podem tirar dúvidas sobre gravidez e partos em encontros na Casa de Saúde Anterior

Gestantes podem tirar dúvidas sobre gravidez e partos em encontros na Casa de Saúde

Postos de saúde têm ações gratuitas de prevenção ao câncer próstata Próximo

Postos de saúde têm ações gratuitas de prevenção ao câncer próstata

Saúde