coronavírus

Hospitais públicos e particulares da cidade vão atuar em rede contra a pandemia

18.386

Ainda que Santa Maria não tenha, até o momento, nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) - dos casos suspeitos, sete já foram descartados -, o município pode ter o reforço de mais três hospitais privados que sinalizaram a possibilidade de trabalhar em rede para enfrentar à pandemia. São eles: Hospital de Caridade, Hospital da Brigada Militar e Hospital São Francisco. 

Reunião vai tratar de possibilidade de empresas darem férias coletivas no comércio

O aceno se deu durante reunião, na tarde desta quarta-feira, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual (MPE) com representantes de hospitais das redes pública e privada. Essa possibilidade foi colocada à mesa um dia depois de o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) ser referenciado pelo governo do Estado e que passará a ter 10 novos leitos para dar suporte a casos da doença. Agora, o quinto maior município gaúcho tem tentado viabilizar uma força-tarefa para conter o avanço do vírus.

- Estamos montando uma frente que possa dar os melhores meios possíveis a Santa Maria para dar enfrentamento ao avanço da pandemia. Temos, até o momento, a sinalização de três hospitais que podem se somar a essa frente - explica a procuradora da República Bruna Pfaffenzeller.

No combate à pandemia, governo do Estado garante leitos de UTI para Santa Maria

Durante a reunião, também foi colocada a preocupação dos hospitais quanto à insuficiência de kits que consigam fazer os testes em pacientes com suspeitas de estar com a Covid-19. Além disso, os diretores dos hospitais mostraram-se preocupados quanto ao tempo que leva para se saber o resultado dos exames do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS). 

Além disso, o MPF vem pleiteando, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a abertura, a curto prazo, de, no mínimo, 10 leitos de UTI junto ao Hospital Regional. Bruna também busca que a Central de UTIs, em anexo ao Husm, e que está com a obra parada desde junho de 2018, possa ser finalizada e, assim, ofertar mais 40 leitos. 

SUSPENSÃO
A Defensoria Pública do Estado suspendeu, ontem, por 30 dias, os atendimentos presenciais. Serão atendidos apenas casos urgentes (com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito), mediante agendamento telefônico prévio. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reunião vai tratar de possibilidade de empresas darem férias coletivas no comércio Anterior

Reunião vai tratar de possibilidade de empresas darem férias coletivas no comércio

No combate à pandemia, governo do Estado garante leitos de UTI para Santa Maria Próximo

No combate à pandemia, governo do Estado garante leitos de UTI para Santa Maria

Saúde