surto de toxoplasmose

Governo federal não reconhece todos os casos, e medicamentos para toxoplasmose estão contados

Dandara Flores Aranguiz e Thays Ceretta


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Uma declaração do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, surpreendeu as autoridades da área em Santa Maria. Em entrevista à RBS TV, o coordenador de doenças transmissíveis do ministério, Renato Alves, disse que o órgão não reconhece os 485 casos confirmados de toxoplasmose na cidade, considerando apenas 88 casos de pacientes que adquiriram a doença em decorrência do surto. A declaração preocupa, já que os recursos do governo federal destinados ao município, como medicamentos, baseiam-se nesses números.

:: Leia as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) entregou um levantamento ao Ministério Público Federal (MPF) com a relação atual do estoque da farmácia que distribui os remédios considerados estratégicos (pirimetamina, sulfadizina e espiramicina) aos pacientes, e o resultado agrava ainda mais a situação: há medicamentos para o grupo de risco (gestantes, crianças menores de dois anos, imunodrepimidos, pessoas com toxoplasmose congênita e aguda e com lesões oftalmológicas) para, no máximo, 30 dias.  

De acordo com o titular da 4ª CRS, Roberto Schorn, o levantamento foi feito com base nos dados já divulgados nos últimos boletins epidemiológicos.

- Não vamos deixar faltar. O Estado já está comprando mais medicamentos, com licitação emergencial, só não sabemos ainda quando eles vão chegar nem em que quantidade - afirmou Schorn.

Mudança de temperatura faz lotar pronto-atendimentos em Santa Maria

Segundo a secretária de Saúde do município, Liliane Mello Duarte, o não reconhecimento em relação aos outros casos de toxoplasmose impacta diretamente no envio de medicamentos para a cidade.  

- Isso me preocupa, porque nós temos uma quantidade de medicamentos disponibilizados pelo município apenas. O que nos causa estranheza é que, se eles consideram apenas esses casos (88), de onde vai vir a medicação? Eu tenho pacientes doentes, quem é que vai tratar? E os mais de mil casos notificados? E as grávidas? - declarou.

Em resposta ao Diário, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde disse, por e-mail, que "até o último dia 30 de maio, estavam confirmados, laboratorialmente, pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 88 casos de toxoplasmose com indício de infecção recente" e que, nesses casos, "o exame que leva em consideração o período de infecção deu positivo. Ou seja, é possível saber que a transmissão ocorreu neste surto atual, com a mesma fonte de infecção provável".

'No parto, senti tudo que outras mães sentem, mas meu bebê não tinha mais vida'

MPF ANALISA O CASO 
Na sexta, a Vigilância em Saúde de Santa Maria vai se reunir com os técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), que estão desde o final de abril na cidade acompanhando o surto para tentar entender a situação e como o governo federal auxiliará no caso. Os técnicos devem permanecer em Santa Maria até o final dessa semana. Por e-mail, a assessoria do Ministério da Saúde confirmou que a investigação de campo se encerra nesta semana, "mas que a equipe do Ministério da Saúde permanece no Estado para análise e, depois, seguirá monitorando a situação e dando apoio ao Estado e município". 

'Agora é espera. Torço para que o bebê não tenha toxoplasmose'

O MPF está fazendo a análise dos documentos encaminhados pela 4ª CRS e dos dados encaminhados na segunda-feira pelo Ministério da Saúde, que afirmou que só teria condições de fornecer os lotes de pirimetamina, sulfadizina em julho e que o processo de licitação de aquisição da espiramicina ainda está em aberto, com previsão de fornecimento de 40 mil comprimidos apenas para outubro.  

O MPF deve se posicionar oficialmente sobre o assunto para saber quais medidas urgentes e necessárias devem ser adotadas para solucionar o problema. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MPF entra com ação pedindo urgência no repasse de medicamentos para toxoplasmose Anterior

MPF entra com ação pedindo urgência no repasse de medicamentos para toxoplasmose

Atendimento odontológico da UPA passa a atender 24 horas Próximo

Atendimento odontológico da UPA passa a atender 24 horas

Saúde