saúde pública

Falha na rede básica de saúde e antigos hábitos lotam emergências em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
65% dos pacientes atendidos na UPA no ano passado receberam classificação azul ou verde

Deveria ser o contrário, mas não é. Cerca de 73% dos atendimentos realizados nas unidades de urgência e emergência municipais de Santa Maria em 2018 foram classificados como casos "pouco urgentes" ou "não urgentes". Quase 150 mil pacientes que poderiam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) procuraram os Pronto-Atendimentos de Santa Maria no ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, os números revelam não só um hábito cultural das pessoas em procurar por atendimento em um local onde sabem que, mesmo com a demora, a consulta é garantida, mas também uma falha da atenção básica:

- Não são só as dificuldades da rede, mas revela também questões culturais, de não se cuidar, de não se prevenir. Esses números praticamente nos dizem que a maioria está no lugar errado. Mas isso acontece porque a atenção básica não consegue atender as pessoas em tempo hábil.

COMO RESOLVER A SITUAÇÃO? CONSULTAS NAS UNIDADES BÁSICASAposentado Olmiro José Fracari procurou a UBS Wilson Noal para pedir uma receita para medicação 

Se observarmos situações práticas e reais do dia a dia - como dor de cabeça, dor nas costas, na coluna, febre, pressão alta e diarreia - fica fácil entender que algo está errado. Esses exemplos são alguns dos casos mais comuns de pessoas que procuram as unidades de Pronto-Atendimento de Santa Maria quando esperar por um agendamento não é possível. Casos que poderiam ser tratados pontualmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas que, devido a fatores organizacionais e orçamentários, são naturalmente conduzidos para as emergências.   

O que, então, pode ser feito para resolver o problema?  

Uma das alternativas estudada pela prefeitura é ampliar o acesso à consulta nas unidades de atendimento primário da cidade pelo acolhimento por livre demanda (uma espécie de triagem), que, atualmente, funciona apenas em dois locais: na Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, no Bairro Juscelino Kubitschek, e na UBS Wilson Noal, em Camobi. (veja no quadro abaixo o que cada posto de saúde oferece à população)

- O acesso tem que ser facilitado. A partir do momento que tu tens um dia para consulta e por ordem de chegada, tem gente que nem vai, ou vai só para garantir a consulta, caso precise. Essa situação só se resolve a partir do momento que tem o acolhimento por livre demanda, em que as pessoas chegam e o enfermeiro ou o técnico de enfermagem faz o acolhimento e verifica o caso, se tem médico para atender na hora, se pode esperar um dia ou dois e já faz o agendamento - explica a superintendente de Atenção Especializada, Vanessa Martins. 

Para ampliar o acolhimento nas unidades, no entanto, seria preciso de um segundo enfermeiro nas unidades. 

- Ou a gente estipula o acolhimento nas unidades ou a gente estabelece outros Pronto-Atendimentos em regiões maiores, como Camobi, por exemplo. Nossa dificuldade é orçamentária - diz Francisco Harrisson, secretário municipal de Saúde. 

Na UBS Wilson Noal, o acolhimento existe há pelo menos 10 anos. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Karen Spall, cerca de 20 pessoas procuram o serviço diariamente, sendo que apenas 10% dos casos são encaminhados aos pronto-atendimentos. 

- Temos uma enfermeira e um técnico em enfermagem que estão sempre à disposição. Temos, ainda, fisioterapeuta. Dor de ouvido, de barriga, vômito, a gente resolve aqui. E quando a pessoa precisa ir para o PA, chamamos o transporte e ela já chega lá encaminhada. A pessoa não sai daqui sem uma solução - explica Karen. 

Na última sexta, o aposentado Olmiro José Fracari, 68 anos, procurou a UBS Wilson Noal para trocar a receita do medicamento para a pressão baixa. A procura por consulta para renovação de receitas é uma das demandas mais comuns nos PAs. 

- Sou atendido aqui faz um bocado. Meu remédio acabou e aproveitei para vir pegar mais. Não pode ficar sem, né? - relatou. 

COMO FUNCIONA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
O atendimento nos três PAs de Santa Maria (UPA, Patronato e Policlínica Ruben Noal) obedece o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. A procura por um PA também pode ser explicada pela baixa cobertura da rede que deveria ter o acesso a exames e consultas mais facilitado, segundo a superintendente de Atenção Especializada, Vanessa Martins.

- As pessoas vão até esses locais e ficam o tempo que for preciso, pois elas sabem que vão sair de lá e vão ser atendidas. No entanto, as pessoas acham que o Pronto-Atendimento tem que fazer todo o diagnóstico, mas não. O PA tem que estabilizar e tratar a queixa, a investigação diagnóstica é na atenção básica - afirma Vanessa.

No Pronto-Atendimento Municipal Flavio Miguel Schneider, o PA do Patronato, 80,78% dos casos que passaram pela classificação de risco foram considerados não urgentes ou pouco urgentes em 2018. São casos em que o paciente pode aguardar até quatro horas para ser atendido, o que acaba gerando muita reclamação.

- No momento que o paciente entrou na classificação de risco, ele vai passar por uma consulta médica, independentemente da queixa. Mas se nesse meio tempo chegar uma emergência, ela vai ser atendida antes do verde ou azul, e são esses casos que acabam ficando na sala de espera. Aqui, a gente trata a crise, o problema agudo. Nosso papel como educador também é orientar a população, mas a gente sabe que a cobertura não é 100%. Às vezes, a gente percebe que é o acompanhamento na atenção básica que está faltando - relata a coordenadora do PA do Patronato, Andressa Guimarães Machado.

Na UPA, a primeira porte 3 do Estado e que está entre as que prestam o maior número de atendimentos no Rio Grande do Sul, o percentual de casos menos graves é superior aos de urgência e emergência: 65,95% em 2018.

- Esse número vai ao encontro de dados nacionais que apontam uma falha cultural, mas também de estratégia de saúde, de acompanhamento médico. Precisa melhorar o acesso para a população. Às vezes, é falta de um cuidado preventivo, é um paciente que já aguarda na fila de espera e ainda não foi chamado na UBS e nos procura para fazer exames porque tem a confiança no serviço - comenta Gabriel Gausmann Oliveira, coordenador administrativo da UPA.

EM NÚMEROS

  • De acordo com a Superintendência de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, em 2018 foram realizados 437.867 atendimentos nas três unidades de pronto-atendimento 24h de Santa Maria (UPA, PA do Patronato e Policlínica 24h Ruben Noal)
  • Do total, 201.544 passaram pelo Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, sendo que 148.051 casos foram classificados em azul (não urgente) ou verde (pouco urgente), o que representa 73,45% de atendimentos que poderiam ser assistidos na atenção básica
  • 80,78% dos atendimentos realizados em 2018 no Pronto-Atendimento do Patronato foram classificados com as cores azul ou verde
  • Na UPA 24h, foram 65,95% de pacientes que receberam classificações em azul ou verde em 2018
  • Já na Policlínica 24h Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, que é habilitada como um Pronto-Atendimento, foram 90,28% casos classificados em azul ou verde

COMO FUNCIONA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

  • O Protocolo de Manchester auxilia na organização da ordem dos atendimentos, permitindo que os pacientes, ao invés de serem atendidos por ordem de chegada, sejam acolhidos e, após, possam ser atendidos conforme o nível de gravidade identificando, assim, os casos que não podem esperar atendimento devido ao risco de evolução para o óbito
  • O Protocolo de Manchester é baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade
  • A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores que irão variar de acordo com a instituição

O QUE CASA UBS'S DE SANTA MARIA OFERECE
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Santa Maria conta com 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O levantamento abaixo não inclui as sete UBSs distritais (Arroio do Só, Arroio Grande, Boca do Monte, Palma, Santo Antão, Santa Flora e São Valentim) nem os 20 pontos de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Confira o que cada UBS oferece e como agendar consulta:  

Centro Social Urbano 

  • Horário - 7h às 12h e 13h as 17h
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem e vacinação
  • Especialidades - Clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e odontologia
  • Agendamento - Para idosos: segunda-feira, a partir das 7h ou por telefone. Demais idades: terça-feira, a partir das 7h apenas no local
  • Endereço - Rua Venâncio Aires, 2645, Vila Oliveira, Bairro Passo D'Areia
  • Telefone - (55) 3212-1428

Dom Antônio Reis

  • Horário - 7h às 12h e 13h às 16h
  • Serviços oferecidos - Vacinação e demais serviços de enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral
  • Agendamento - Para idosos: quinta-feira, a partir das 8h, no local e por telefone; Demais faixas etárias: quinta-feira, a partir das 13h, apenas no local
  • Endereço - Rua Izidoro Grassi, 277, Bairro Medianeira
  • Telefone - (55) 3223-5588

José Erasmo Crossetti  

  • Horário - 7h30min às 16h30min
  • Serviços oferecidos - Vacinação e Enfermagem
  • Especialidades - Estomia, tuberculose, tabagismo, urologia (policlínica) clínica geral, pediatria, odontologia, ginecologia (atenção básica)
  • Agendamento - Por encaminhamento e distribuição de fichas a partir das 7h15min para clínica geral (segunda-feira), pediatria (terça-feira), odontologia (quinta-feira) e ginecologia (sexta-feira)
  • Endereço - Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro
  • Telefone - (55) 3921-1097

Floriano Rocha 

  • Horário - 7h às 12h e 13h às 16h
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem e testes rápidos
  • Especialidades - Clínica geral, obstetria e pediatria
  • Agendamento - A partir das 7h, apenas no local
  • Endereço - Rua Benjamin Ávila, 12, Bairro Juscelino Kubitschek
  • Telefone - (55) 3212-1222

Joy Betts 

  • Horário - 7h às 12h e 13h às 16h
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral e ginecologia
  • Agendamento - Sexta-feira, a partir das 7h, e 13h por telefone e no local
  • Endereço - Rua Castro Alves, 140, Bairro Perpétuo Socorro
  • Telefone - (55) 3222-1231

Kennedy 

  • Horário - 7h às 17h
  • Serviços oferecidos - Vacinação e enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral, ginecologia e odontologia
  • Agendamento - Para idosos: sexta-feira, a partir das 7h, no local e por telefone; Demais faixas etárias: segunda-feira, a partir das 7h; Odontologia: Quarta-feira, a partir das 7h
  • Endereço - Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, s/n, Bairro Salgado Filho
  • Telefone - (55) 3921-1241

Waldir Mozzaquatro 

  • Horário - 7h às 12h e 13h às 16h
  • Serviços oferecidos - Vacinação e enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral, ginecologia e odontologia
  • Agendamento - Todas as idades: quarta-feira, a partir das 13h, no local; Idosos: quinta-feira, a partir das 9h, por telefone
  • Endereço - Rua Félix Manarin, s/n, Vila Schirmer, Bairro João Goulart
  • Telefone - (55) 3223-6608

Passo das Tropas 

  • Horário - 7h30min às 12h e 13h às 16h30min
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral
  • Agendamento - Segunda-feira, a partir das 7h30min, no local. Idosos podem fazer o agendamento por telefone
  • Endereço - Rua Antônio Khol, 99, Passo das Tropas
  • Telefone - (55) 3211-2202

São Francisco

  • Horário - 7h30min às 12h e 13h às 16h30min. Fechado na quarta-feira de tarde
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem
  • Especialidades - Médico de família (ginecologia e pediatria)
  • Agendamento - Idosos e deficientes por telefone. Atendimento em qualquer horário para moradores dos Residenciais Leonel Brizola, Zilda Arns e Dom Ivo Lorscheister
  • Endereço - Rua Santa Maria, s/nº, Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon
  • Telefone - (55) 3212-8736

Walter Aita 

  • Horário - 7h às 17h
  • Serviços oferecidos - Serviços de enfermagem
  • Especialidades - Clínica geral, ginecologia e odontologia
  • Agendamento - Sexta-feira, a partir das 6h, para atendimento geral, e 8h para idosos
  • Endereço - Rua Luiz Petry, s/nº, Cohab Fernando Ferrari, Camobi
  • Telefone - (55) 3226-8017

Wilson Paulo Noal 

  • Horário - 7h30min às 17h
  • Serviços oferecidos - Farmácia distrital, serviços gerais de enfermagem, policlínica Vacinação
  • Especialidades - Clínica geral, pediatria, ginecologia, fisioterapia e odontologia
  • Agendamento - Livre demanda, entre 8h e 16h
  • Endereço - Rua Monte Carlo, s/nº, Bairro Camobi
  • Telefone - (55) 3286-2457

Ruben Noal  

  • Horário - 8h às 12h e 13h às 17h
  • Serviços oferecidos - A unidade está passando por obras e alguns serviços e atendimentos foram remanejados
  • Especialidades - Clínica geral, obstetrícia e puericultura
  • Endereço - Av. Paulo Lauda, 80, Tancredo Neves
  • Telefone - (55) 3214-1006 ou 3214-2077

*O Diário não conseguiu contato com a coordenação da UBS Itararé. A coordenação da UBS Oneyde de Carvalho não quis passar as informações por telefone 

DIFERENÇA: UBS E USF

  • Unidade Básica de Saúde (UBS)
    Popularmente conhecida como posto de saúde. É onde o cidadão pode receber, gratuitamente, atendimentos primários e essenciais em saúde da criança, do adulto e do idoso. Segundo o governo federal, as Unidades Básicas de Saúde podem resolver até 80% dos problemas de saúde da população do território que ela é responsável 
  • Estratégia da Saúde da Família (ESF)
    Tem função semelhante a das UBS's. As ESFs atuam com uma equipe diretamente no cuidado humanizado do paciente no próprio bairro de origem

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