coronavírus

Estado quer fazer mais 3 mil testes de RT-PCR por dia a partir deste mês

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
 Diferente do teste rápido, que fica pronto imediatamente, os testes moleculares levam cerca de 24 horas para ficarem prontos e precisam ser feitos em laboratório

ATUALIZADA: matéria atualizada às 17h13min em 2 de julho de 2020

O governador Eduardo Leite e a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann anunciaram na tarde desta quinta, durante live, a ampliação dos números dos testes RT-PCR no Estado, que detectam o vírus da Covid-19 enquanto ele ainda está ativo no organismo. Estado quer realizar mais três mil testes moleculares diários a partir da segunda quinzena deste mês. Hoje, são feitos até mil testes por dia.

Santa Maria tem 612 casos de coronavírus e 17 óbitos causados pela doença

De acordo com Arita, com o aumento da testagem, também se amplia o público prioritário para fazer o exame. Na primeira etapa, mais três grupos devem ser incluídos na prioridade de testagem: primeiro, todos os trabalhadores e residentes de lares de idosos onde uma pessoa seja diagnosticada com o coronavírus; na sequência, a segunda etapa prevê a inclusão de todos os trabalhadores da saúde e seus contatantes a partir do diagnóstico de uma dessas pessoas contaminadas; e por último a testagem de todas aquelas pessoas que têm síndrome gripal, de forma gradual, primeiro com moradores da Região Metropolitana, Serra e do Norte. 

Já em uma segunda etapa, o objetivo é rastrear todos os contatantes da pessoa com síndrome gripal, diagnosticada com Covid-19, por meio do aplicativo Dados do Bem - desenvolvido pelo programa Todos pela Saúde - e testá-las, além de também começar a testar as demais pessoas com síndrome gripal nas regiões não contempladas na primeira etapa.

- Essa é a forma para reduzirmos substancialmente a transmissão do vírus e ao mesmo tempo conter o crescimento desta curva epidêmica - explicou a secretária. 

Preço do teste Covid-19 na rede privada pode ser consultado em aplicativo

A iniciativa é uma parceria com o programa Todos pela Saúde.  Os insumos serão fornecidos em parceira do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os novos testes deverão ser feitos em um laboratório fora do Estado, possivelmente em Curitiba, adiantou Arita. A ideia é que todas as coletas feitas nos municípios sejam entregues junto às coordenadorias regionais de saúde para serem repassadas ao laboratório responsável. 

PRIMEIRA ETAPA
Segunda quinzena de julho 

  • 1º grupo de testagem: todos os trabalhadores e residentes de instituição de longa permanência para idosos (ILPIs), sintomáticos ou assintomáticos, a partir da confirmação do primeiro caso.
  • 2º grupo de testagem: todos os trabalhadores de estabelecimentos de saúde, sintomáticos ou assintomáticos, a partir da confirmação de algum caso, incluindo contactantes.
  • 3º grupo de testagem: todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, sintomas respiratórios, dores musculares, perda do paladar ou olfato) residentes na Região Metropolitana, no Norte e na Serra. 

SEGUNDA ETAPA 
Início de agosto 

  • 4º grupo: todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, sintomas respiratórios, dores musculares, perda do paladar ou olfato) residentes nas outras regiões do Estado e contactantes próximos dos casos confirmados de Covid-19 rastreados por meio do aplicativo Dados do Bem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado registra mais 27 mortes por coronavírus em 24 horas Anterior

Estado registra mais 27 mortes por coronavírus em 24 horas

Próximo

VÍDEO: Vacina da gripe para público geral está disponível nesta quinta-feira em Santa Maria

Saúde