recomendações

Especialistas fazem alerta e reforçam cuidados de prevenção ao coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

No momento em que a pandemia passa por um agravo no Rio Grande do Sul e a ocupação de leitos de UTI chega a níveis inéditos, a determinação é pelo respeito às medidas de prevenção ao contágio. Para o médico infectologista André Luiz Machado da Silva, membro da Sociedade Riograndense de Infectologia e que trabalha no Hospital Conceição, em Porto Alegre, os cuidados seguem os mesmos, mas é preciso ter atenção redobrada ao aparecimento de sintomas da Covid-19.

7,3% dos santa-marienses já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina

- A principal recomendação é que a população se conscientize quanto a qualquer sinal ou sintoma sugestivo de Covid, faça um teste e saia do convívio com outras pessoas para minimizar o risco de transmissão e diminuir os casos de infectados - explica.

Segundo o infectologista, a qualquer aparecimento de sintoma, até mesmo náusea, vômito ou diarreia, o indivíduo deve procurar assistência para ser testado. Isso deve ser feito de forma remota, por consultas online ou em Unidades de Saúde periféricas, para evitar a superlotação de ambientes que atendam pacientes mais graves.

- É importante deixar as emergências, unidades de pronto-atendimento e hospitais para indivíduos que já tem diagnóstico de Covid - afirma.

Outro ponto vital no combate à pandemia, conforme Machado, é o combate às aglomerações.

Carreata pela educação que ocorreria neste sábado é adiada

- A gente está em um momento em que a doença atingiu todos os números máximos e continua em um tendência de ascensão, uma curva vertical. Nesse momento, as pessoas precisam evitar aglomerações, ficar em casa, cada um fazer a sua parte. Infelizmente, já não há mais leitos disponíveis para toda a população que venha a manifestar formas graves da doença - recomenda.

Os mesmos cuidados precisam ser seguidos por quem já recebeu uma das vacinas contra a Covid-19. Por não terem 100% de eficácia, há a possiblidade de um vacinado ser infectado, ser assintomático e transmitir o vírus para pessoas a sua volta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, as seis regras de ouro da prevenção da Covid-19 devem ser praticadas todos os dias, pois diminuem muito o risco de alguém ser infectado e a necessitar ir aos hospitais que estão com os leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados:

  • Uso de máscara
  • Distanciamento físico de 1,5 metro
  • Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%
  • Não participar de aglomerações, como reuniões, festas de confraternização em bares e restaurantes;
  • Manter ambientes ventilados/arejados
  • Paciente com sintomas de "resfriado" ou "gripe" deve ficar imediatamente em isolamento respiratório, pois pode ser Covid-19

Nesta sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o Boletim Observatório Covid-19 reforçando a necessidade de que sejam cumpridas as recomendações, além de que se promovam o isolamento e o distanciamento físico, o uso de máscara em larga escala, a redução dos deslocamento entre as cidades, a garantia de transporte adequado e a oferta de locais para quarentena. Conforme o boletim "essas medidas deveriam envolver, além de legislações e decretos, campanhas para adesão da população às mesmas". A Fundação ainda pede planejamento para a adoção de medidas mais restritivas, como fiscalização mais efetiva e coordenação regional entre os municípios.

Prefeitura recomenda que idosos não madruguem em filas para vacinação na próxima semana

Na última quarta-feira, a prefeitura de Santa Maria realizou uma live com os médicos infectologistas Jane Costa e Thiego Cavalheiro. Na ocasião, os médicos fizeram uma série de alertas e também reforçaram algumas dicas:

DICAS REFORÇADAS

  • Se você tiver sintomas de Covid-19, procure atendimento e mantenha o distanciamento
  • Evitem viagens desnecessárias
  • Evite ir ao litoral e, se for, volte com cuidados redobrados, sem se expor a pessoas de risco
  • Evite reuniões em ambientes fechados
  • Preste atenção porque a transmissão está ocorrendo dentro da sua própria casa
  • Higienize as mãos e utilize máscara, principalmente em locais fechados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim estadual registra 117 novos óbitos por Covid-19 e mais 6.992 casos confirmados Anterior

Boletim estadual registra 117 novos óbitos por Covid-19 e mais 6.992 casos confirmados

Brasil tem recorde de mortes por Covid-19 pelo terceiro dia seguido Próximo

Brasil tem recorde de mortes por Covid-19 pelo terceiro dia seguido

Saúde