pandemia

Duas cidades da região tiveram primeiro óbito por Covid-19 na última semana

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

Os 155 óbitos por Covid-19 em Santa Maria são um número grande se comparado às mortes que a doença causou em outras cidades da região.  Dois municípios, Silveira Martins e Unistalda, tiveram os primeiros registros na última semana. Das 39 cidades de cobertura do Diário, apenas seis não registraram vítimas infectadas pelo coronavírus.

Coronavac tem eficácia de 78% contra a Covid-19 em estudo no Brasil

A vítima mais recente é de Silveira Martins. Um idoso de 77 anos morreu em 3 de janeiro. Conforme a secretaria de saúde do município, ele já tinha outras comorbidades relacionadas aos sistemas cardiovascular e pulmonar. O idoso passou 24 dias internados no Hospital Regional.

A cidade tem 33 casos confirmados de coronavírus conforme o boletim epidemiológico da prefeitura. Porém, com exceção do óbito, os outros já são considerados recuperados.

Com alta de casos de Covid-19 no país, estudantes pedem novo adiamento do Enem

Em Unistalda, a vítima também foi um idoso de 77 anos. Ele teve o diagnóstico para a Covid-19 confirmado ainda em novembro, quando foi encaminhado para o Grupo Hospitalar Santiago. Segundo a secretaria de saúde de Unistalda, ele apresentou melhora, teve alta e passou para o isolamento domiciliar. Em 3 de dezembro, contudo, ele voltou ao hospital da cidade vizinha, onde ficou até morrer em 28 de dezembro. 

A prefeitura não mantém um boletim epidemiológico. Segundo o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cidade tem 45 casos registrados.

CIDADES DA REGIÃO SEM ÓBITOS

  • Formigueiro
  • Ivorá
  • Mata
  • Santa Margarida do SUl
  • São João do Polêsine
  • São Martinho da Serra

Governador afirma que RS tem estoque de seringas e que já iniciou compra de mais unidades

NA BANDEIRA
Tanto Silveira Martins quanto Unistalda fazem parte da região de Santa Maria no modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual. Sem registrar internações ou óbitos por 14 dias, contudo, elas poderiam seguir regras menos restritivas quando a região estivesse em bandeira definitiva, de acordo com a Regra 0-0. Pelos novos óbitos, caso a região tenha bandeira vermelha na próxima classificação, as cidades não se enquadram na norma.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coronavac tem eficácia de 78% contra a Covid-19 em estudo no Brasil Anterior

Coronavac tem eficácia de 78% contra a Covid-19 em estudo no Brasil

Câmara de Comércio Exterior zera imposto de importação de seringas e agulhas Próximo

Câmara de Comércio Exterior zera imposto de importação de seringas e agulhas

Saúde