surto de toxoplasmose

Dois ambulatórios do Husm atenderão pacientes com suspeita de toxoplasmose

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) vai disponibilizar dois ambulatórios, duas vezes por semana, para o atendimento de pacientes com suspeita de toxoplasmose. Serão destinados 90 atendimentos por semana, 10 deles para gestantes. Serão assistidos os usuários que já têm exames confirmando a doença ou que apresentam sintomas. Eles precisam ser encaminhados pelas unidades de saúde da Rede de Atenção Básica de Santa Maria ou região com agendamento prévio de 24 horas. 

: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : : 

PARA ADULTOS
Um dos ambulatórios _ na ala B, sala 13 _ vai atender adultos, às terças e sextas-feiras, das 13h às 18h. Serão distribuídas 40 vagas por dia. Os pacientes também receberão avaliação oftalmológica, conforme determinação dos médicos infectologistas.

PARA GESTANTES
Para gestantes, serão destinadas 10 fichas, sempre às terças-feiras à tarde. As vagas são para grávidas encaminhadas ao Centro Obstétrico do Husm que apresentam sintomas da toxoplasmose ou que já têm exames comprovando a doença. Nas grávidas, também serão feitos exames de ultrassom.

Surto de toxoplasmose faz gestantes ficarem em alerta em Santa Maria

LABORATÓRIO DE ANÁLISE NO HUSM
Além dos atendimentos, o Husm ainda está disponibilizando a estrutura do Laboratório de Análises Clínicas para a realização de exames dos casos suspeitos atendidos na Rede de Atenção Básica de Santa Maria. O hospital também dispôs uma enfermeira do quadro do hospital para auxiliar nas ações definidas pela Secretaria de Saúde no combate à doença.

No momento do atendimento, o usuário precisa apresentar documento de identificação com foto. Os primeiros atendimentos serão feitos nesta sexta-feira. De acordo com a superintendente do Husm, Elaine Resener, pacientes que chegarem pela emergência do hospital que necessitam do suporte assistencial do Husm serão encaminhados conforme deliberação da diretoria técnica.

Na última sexta-feira, o Husm confirmou o diagnóstico de toxoplasmose em 12 gestantes, sete de Santa Maria. As outras cinco são das cidades de Quevedos, Dona Francisca, São Francisco de Assis, São Sepé e Jaguari. 

Gestantes devem repetir exame da toxoplasmose a cada 30 dias, indicam médicos

MAIS ATENDIMENTOS
Além dos ambulatórios oferecidos pela Husm, todas as unidades de saúde básicas da prefeitura estão abertas para atender a população. Na próxima sexta-feira, a Casa 13 de Maio (na esquina na Rua Riachuelo, esquina com a Pinheiro Machado, no Centro) começará a oferecer um ambulatório para pacientes com síndrome febril, causada pela toxoplasmose. Vai funcionar assim: o paciente é atendido nos postos de saúde e, se tiver os sintomas da síndrome, será encaminhado para a Casa 13 de Maio.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após agenda no Ministério da Saúde, prefeito diz que não vão faltar remédios Anterior

Após agenda no Ministério da Saúde, prefeito diz que não vão faltar remédios

Novos testes feitos pela UFSM deram negativo para presença de protozoário na água Próximo

Novos testes feitos pela UFSM deram negativo para presença de protozoário na água

Saúde