prevenção

Dia D aplica mais de 4 mil doses de vacina em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Na manhã de sábado, Ana Peruzzolo levou o filho Francisco Martins Peruzzolo, 3 anos, para atualizar a caderneta de vacinação

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação resultou na aplicação de mais de 4 mil doses de vacina em Santa Maria, neste sábado. Para atender a demanda, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram abertas - as exceções foram a Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, e a Walter Aita, no Bairro Camobi - para aplicar doses contra a poliomielite e também atualizar a carteira de crianças e adolescentes até 15 anos. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram aplicadas mais de 3 mil doses de vacinas de rotina e mais de 1,8 mil doses da vacina oral contra a poliomielite, a conhecida gotinha, para as crianças entre 1 e 5 anos de idade. 

Mais de 300 voluntários já receberam dose em teste de vacina da Covid-19 em Santa Maria

Em alguns pontos, porém, algumas crianças não conseguiram receber as doses. Na UBS Parque Pinheiro Machado, quem chegou por volta das 15h30min - a ação estava marcada até as 17h - não conseguiu imunizar os filhos. Segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura, não houve vacinação em horário reduzido em nenhuma UBS do município durante o Dia D. Explica ainda que, no Parque Pinheiro Machado, em função do grande movimento no interior da unidade, foi solicitado aos usuários que aguardassem do lado de fora do prédio ou que procurassem outra unidade mais próxima para a vacinação. Os pedidos foram feitos para evitar aglomeração em função da pandemia. Mesmo assim, a vacinação ocorreu até por volta das 18h na UBS, e quem estava no local, recebeu a dose.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, responsável pela equipe de imunizações do Município, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, crianças e adolescentes menores de 15 anos que estejam com doses em atraso poderão atualizar a caderneta de vacinação até 30 de outubro nas salas de vacina das UBSs. 

A campanha tem como objetivo imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças. A prioridade é prevenir a poliomielite, em que crianças de 1 ano a menor de 5 anos de idade poderão receber a dose. Porém, outras 16 vacinas seguem à disposição para que a caderneta seja atualizada. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em novo boletim, Santa Maria aponta 24 novos casos da Covid-19 Anterior

Em novo boletim, Santa Maria aponta 24 novos casos da Covid-19

Próximo

Estado confirma mais 326 casos e outras cinco mortes pela Covid-19

Saúde