região

Criança morre após contrair meningite bacteriana em São Gabriel

18.297

Uma criança de dois anos morreu por conta de uma meningite bacteriana em São Gabriel na madrugada da última terça-feira. Na manhã desta quarta, as secretarias de Saúde e Educação do município convocaram uma reunião na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, onde a menina estudava - o nome da criança não foi divulgado. 

Com salários atrasados, 40 profissionais da saúde cogitam paralisar as atividades

De acordo com o secretário de educação, Sildo Cabreira, durante a reunião, profissionais deram orientações para os pais e professores, e esclareceram que as aulas não devem ser suspensas, pois o caso não se trata de nenhum surto. Os cuidados com higiene deverão ser redobrados no local. 

- Foi uma fatalidade, mas não se trata de nenhum surto. A escola sempre tomou todas as medidas devidas de higienização, mas vai redobrar os cuidados com a limpeza - ressalta o secretário. 

Segundo o secretário da saúde, Ricardo Coirolo, um exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) atestou que a bactéria se trata de uma pneumocócica e não meningocócica, que é a forma mais grave da infecção. 

- Nesse caso, não quer dizer que a pessoa infectada com essa doença vai passar para outra, e mesmo que passe para outra, ela pode contrair uma infecção normal de via aérea mas não desenvolver a meningite. Não existe nada para se alarmar agora, essas outras crianças que tiveram contato com a menina não correm risco - explica Coirolo. 

Farmácia de Medicamentos Especiais passa a funcionar em novo local a partir de terça

A criança havia sido diagnosticada com a doença na última sexta-feira e estava em tratamento em um hospital de Porto Alegre.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges) e a medula espinhal. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Postos de saúde de Santa Maria farão 'limpa' na fila para exames e consultas

Com salários atrasados, 40 profissionais da saúde cogitam paralisar as atividades Próximo

Com salários atrasados, 40 profissionais da saúde cogitam paralisar as atividades

Saúde