data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A prefeitura de Santa Maria lançou a campanha Limpa Fila, com o objetivo de qualificar os serviços da saúde e reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o Executivo solicita que pessoas que tiveram pedidos de exames e consultas antes de agosto de 2017 procurem a unidade de saúde da região em que residem para revisão. A iniciativa atende a resolução da Comissão de Intergestores Biopartite (CIB).
Criança morre após contrair meningite bacteriana em São Gabriel
O secretário municipal de Saúde, Francisco Harrison, diz que essa campanha é diferente do Programa Fila Zero, em que a prefeitura ligava para os pacientes que ainda aguardavam por exames e consultas para remarcar horários. Na Limpa Fila, o objetivo é que a pessoa vá até a unidade de saúde para passar por uma nova avaliação, para que seja verificado se ainda há necessidade do exame ou da consulta antes prevista:
- São pessoas que perante o Estado já não estão mais na fila, dado o tempo da solicitação. Por isso, vamos fazer um novo exame inicial para saber se o paciente ainda precisa daquele exame ou consulta com especialista que foi indicado lá, antes de agosto de 2017. Muita coisa pode mudar em dois anos. De repente, agora, a pessoa precisa de outro tipo de exame ou consulta com outro especialista, e é isso que vamos verificar - esclarece o secretário.
Com salários atrasados, 40 profissionais da saúde cogitam paralisar as atividades
Harrison diz que a iniciativa está de acordo com uma resolução recente do Estado, em que os municípios precisam rever as filas da saúde a cada dois anos. Esta é a primeira vez que o município realiza essa reavaliação dos pacientes que aguardam na fila para cumprir a normativa.
Ele conta que estes pedidos foram realizados antes do sistema computadorizado da Saúde ser implementado.
Veja o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para esta semana
O titular da pasta reforça que as pessoas que aguardam exames e consultas que foram solicitadas até agosto de 2017 procurem uma unidade de saúde.
- Se a pessoa não comparecer, vamos entender que não precisa mais do exame ou da consulta e encerramos o atendimento. Não estamos tirando ninguém da fila, estamos otimizando - salienta.
Farmácia de Medicamentos Especiais passa a funcionar em novo local a partir de terça
Segundo a prefeitura, o índice de ausências nas consultas e exames é de cerca de 30%. As especialidades mais procuradas para exames e consultas são as de traumatologia e oftalmologia.