Foto: Corsan (Divulgação)
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) terminou, na quarta-feira, os serviços de manutenção anual dos 29 reservatórios de água de Santa Maria. Todas as unidades em funcionamento no município passaram por limpeza. Conforme a gestora da unidade de saneamento especial de Santa Maria, Andréia de Moraes Zanini, o cronograma, que iniciou em 17 de junho, não sofreu nenhum tipo de alteração.
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Na quarta, a equipe encerrou a manutenção anual com a limpeza de dois reservatórios: um de 500 mil litros, localizado no Bairro Cerrito, que abastece moradores próximos e do condomínio residencial Terra Nova; e um com capacidade de 50 mil litros no distrito de Arroio Grande. Na terça-feira, o serviço ocorreu em um dos maiores reservatórios da companhia, que fica na Vila Vitória, na Região Norte, e com capacidade de armazenamento de 5 milhões de litros de água. Ao todo, 84 regiões e dois distritos foram afetados com oscilações na pressão da água nos dias de manutenção, conforme o esperado.
LIMPEZA DAS CAIXAS D'ÁGUA
Agora, a recomendação é que a população faça a limpeza das caixas d'água individuais e estabelecimentos comerciais.
- Concluído todo esse trabalho, as pessoas também precisam providenciar a limpeza de seus reservatórios domiciliares. Isso é muito importante depois desse processo, e é um procedimento bastante simples, que não necessita de nenhum produto químico diferente - lembra Andréia.
Em residências é possível que os próprios moradores executem o trabalho de limpeza de caixas d'água. Em caso de condomínios, que têm reservatórios maiores, a orientação é que seja contratado um serviço especializado. A regra é diferente para o comércio, que uma vez por ano precisa apresentar, na hora de renovar o alvará de funcionamento, um laudo de limpeza. Se o estabelecimento envolve a manipulação de alimentos, o período é a cada seis meses.
Quem quiser contratar uma empresa que oferta o serviço, poderá entrar em contato com a Vigilância Municipal para garantir que a empresa é credenciada e tem autorização para fazer esse tipo de serviço (de segunda a sexta, das 7h às 13h, pelos telefones (55) 3921-7166 ou (55) 3921-7159).
COMO LIMPAR A CAIXA D'ÁGUA DE SUA CASA?
- Amarre a boia com um barbante ou arame limpo e feche o registro
- Use um pano limpo para tapar a saída de água e evitar que a sujeira entre nos canos
- Esvazie a caixa e deixe apenas cerca de um palmo de altura de água
- Limpe bem as sujeiras com escova. Depois, retire a água suja com baldes de água
- Solte a boia e encha a caixa com água até pouco mais da metade da capacidade
- Coloque 1 litro de água sanitária para cada 1 mil litros de água na caixa
- Se ainda tiver alguma sujeira, limpe. Deixe a água com água sanitária no reservatório por 2 a 3 horas
- Retire a bucha de pano e deixe a água com água sanitária entrar pelos canos para que seja eliminada, se tiver, sujeira na tubulação
- Abra a torneira e deixe a água correr por alguns minutos até a caixa de água esvaziar. É possível que neste momento a água saia com coloração diferente
- Encha novamente a caixa de água e deixe ela tampada hermeticamente. Se for preciso, use arames para evitar que a tampa desloque em dias de vento ou chuva
- Lembre-se de ter cuidado com o manuseio de produtos e com a segurança de quem efetuar a limpeza
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COLETA DE AMOSTRAS
Junto da limpeza, também foram coletadas amostras da água, que serão enviadas para análise de rotina no laboratório da Corsan em Porto Alegre e ao Laboratório de Doenças Parasitárias (Ladopar) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que, desde março, é responsável por fazer o diagnóstico das amostras coletadas pela companhia na água que abastece a cidade.
Antes, as amostras eram enviadas para o Laboratório de Parasitologia, Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Ao todo, foram realizadas 29 coletas (uma por reservatório), para avaliação e emissão do certificado de limpeza e análise de reservatórios de água potável. Posteriormente, esse documento é enviado ao Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), para o controle habitual.
O QUE FAZER SE A ÁGUA VOLTAR TURVA OU BARRENTA?
Caso aconteça de a água nas regiões em que as limpezas foram feitas sair com uma coloração turva da torneira, é necessário entrar em contato com a Corsan pelo 0800. 646 6444 e solicitar uma visita da equipe de tratamento de água.
Nestes casos, o cliente pode contatar a companhia para que possa ser feita a coleta e avaliação do local.