outubro rosa

Conversas e palestras sobre câncer de mama integram programação na Casa de Saúde

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Como parte do movimento Outubro Rosa, o Hospital Casa de Saúde realiza atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Como a doença, na fase inicial, é assintomática, ela pode ser detectada por autoexame e exames de imagem. Assim, o tratamento pode iniciar antes que o problema avance, o que resulta em um índice de cura de 95%, após o tratamento.

E, para dar seguimento a essa causa, durante todo o mês, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital organiza ações do Outubro Rosa.

PROGRAMAÇÃO DO HOSPITAL

Hoje

  • 13h - O grupo Casa Vida fará uma ação na sala de espera do ambulatório da Casa de Saúde e da UPA
  • 15h - Palestra "Falando sobre Câncer de Mama", com o médico Antônio Caffarate Neves Silva, no auditório da Casa de Saúde

Quarta-feira

  • 14h30min - Cine Viagem sobre o Outubro Rosa com a equipe multiprofissional da Unidade Madre Madalena

28 de outubro

  • 10h30min - Palestra "Seja Rosa o Ano Todo", com o médico Rodrigo Meurer da Silva e a fisioterapeuta Andressa Caetano, no auditório da Casa de Saúde

30 de outubro

  • 13h30 - Palestra com AApecan, no auditório da Casa de Saúde

VÍDEO: Santa Maria Vídeo e Cinema divulga imagens de mulheres no audiovisual

EXAMES
Mensalmente, na Casa de Saúde, são disponibilizadas mais de 700 mamografias pelo Sistema único de Saúde (SUS).

E, embora o hospital conte com tecnologia de ponta, a quantidade de ausências nos exames marcados preocupa a instituição. O número de faltas chega a quase 50%, mesmo as mulheres sabendo que o diagnóstico precoce da doença faz toda a diferença.

Segundo administrador da Casa de Saúde, Rogério Carvalho, a pessoa que falta ao exame também prejudica a instituição de saúde.

- Isso faz com que a Casa de Saúde não cumpra com as metas estabelecidas no contrato com a Secretaria Estadual da Saúde - afirma.

Carvalho acrescenta que poucos exames diminuem os recursos que o hospital tem a receber. Exames de mamografia devem ser solicitados em uma unidade básica de saúde (UBS), de onde serão marcados para a Casa de Saúde ou para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

NO PAÍS
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos da doença que mais acometem as mulheres no Brasil. Para no ano de 2019, são estimados 59, 7 mil casos novos, o que representa 51,29 casos por 100 mil mulheres. (Com informações da prefeitura de Santa Maria)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morte por Gripe A em São Sepé é confirmada pelo Estado

Próximo

Husm restringe atendimentos de traumatologia no Pronto-Socorro

Saúde