saúde pública

Morte por Gripe A em São Sepé é confirmada pelo Estado

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O novo boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) apontou uma morte por Gripe A em São Sepé. Até agora, a Região Central já registrou quatro óbitos por Influenza neste ano - somando Santa Maria, Caçapava do Sul e São Gabriel.  

Seis cidades da região recebem verba pela Consulta Popular 2018

De acordo com o secretário de Saúde de São Sepé, Marcelo Ellwanger, a secretaria já acompanhava um caso de um paciente jovem que estava internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) desde a semana passada com a suspeita da doença. Porém, a prefeitura ainda não foi notificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) do óbito, por isso não é possível obter mais informações.

Além do caso em São Sepé, o documento do governo do Estado ainda apontou o oitavo caso de gripe em São Gabriel. Segundo o boletim, seriam seis casos confirmados de Influenza A (H1N1) - tendo um desses resultado na morte de um idoso de 71 anos, em maio - , um de Influenza A (H3N2) e um de Influenza B. No entanto, os números da Vigilância Epidemiológica de São Gabriel diferem dos que foram apresentado pelo Cevs. Segundo a secretaria municipal de Saúde, 31 casos suspeitos foram investigados, sendo que 23 apresentaram resultado negativo, quatro positivos para Influenza A (H1N1) - sendo um óbito -, um positivo para Influenza A (H3N2), um positivo para Influenza B e dois resultados inconclusivos para Influenza A (H1N1).

Conheça a programação das mostras competitivas e exibições do Santa Maria Vídeo e Cinema

Ainda de acordo com os dados divulgados pela SES, um caso de Influenza B foi confirmado em Santa Maria - que passa a ter quatro casos, incluindo um óbito de uma idosa de 61 anos, ocorrido em 25 de julho - e um de Influenza A (H1N1) em Cruz Alta. Conforme a superintendência de Comunicação da prefeitura de Santa Maria, esse último caso confirmado, de Influenza B, é de um menino de três anos que estava internado no Husm, mas já recebeu alta. De acordo com a assessoria de imprensa de Cruz Alta, o caso mais recente é de uma criança de dois anos, não vacinada, residente de Ijuí que procurou atendimento médico em Cruz Alta, mas já recebeu alta e passa bem.

Com isso, a Região Central já concentra 18 casos de gripe em 2019 - 15 de Influenza A subtipo H1N1, um do subtipo H3N2 e dois de Influenza B. No Rio Grande do Sul, foram registrados 405 casos em 107 cidades, com 63 óbitos. Até outubro do ano passado, o Estado teve 97 mortes causadas pelo vírus Influenza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mutirão oftalmológico avalia lesões de pacientes que tiveram toxoplasmose

Conversas e palestras sobre câncer de mama integram programação na Casa de Saúde Próximo

Conversas e palestras sobre câncer de mama integram programação na Casa de Saúde

Saúde