monitoramento

Confira como está a média móvel de casos diários de Covid-19 em Santa Maria

Jaiana Garcia

A média diária de novos casos de coronavírus em Santa Maria voltou a subir para 41 casos, de acordo com dados elaborados pelo Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na última quarta-feira, a média era de 21 casos. A chamada média móvel reúne conteúdo estatístico sobre o avanço da doença na cidade, na região, no Estado e no Brasil. Os números utilizados são analisados a partir dos dados divulgados pela prefeitura.

A média móvel é um indicador usado por especialistas e vários veículos de comunicação nacional e internacional. Com ela, é possível acompanhar as variações diárias e monitorar o avanço do vírus nos municípios, estados e no país. A variação dessa média ao longo dos dias ajuda a compreender melhor o comportamento da Covid-19. O gráfico abaixo mostra o número de casos diários em Santa Maria, e a linha vermelha mostra a média móvel dos últimos sete dias.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O cálculo é feito somando-se o número de casos dos últimos sete dias e dividindo-se o resultado por sete. Essa curva estuda os possíveis dias de pico no número de casos confirmados. 

O gráfico utiliza dados da Vigilância em Saúde, que encaminha os dados ao Observatório da UFSM e considera os números de casos divulgados confirmados diariamente. Os gráficos analisados utilizaram os números do boletim de terça-feira, que apresentava 7.030 casos confirmados. 

VARIAÇÃO 
De acordo com os especialistas, para saber se os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo, o da variação. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas (tempo de incubação), por isso, para calcular a variação, é recomendado comparar a média móvel do dia com a média móvel de 14 dias atrás. 

  • Variações de até 15%, para mais ou para menos, caracterizam estabilidade da doença
  • Se a variação for menor que esse percentual, a transmissão está em queda
  • Se for acima, a cidade está em um momento crescente da pandemia

Outro gráfico disponibilizado pelo Observatório da UFSM é o da média móvel de casos de Covid-19 dos últimos 30 dias, que aponta 41 (indicador é representado pela linha azul na imagem abaixo).

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

O Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também fez uma análise da taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 para Santa Maria. De acordo com os gráficos, homens, de cor amarela e na faixa etária entre 90 e 99 anos. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">










Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacina de Oxford tem média de eficácia de 70% contra Covid-19

Novo boletim registra mais de 100 novos casos de coronavírus em Santa Maria Próximo

Novo boletim registra mais de 100 novos casos de coronavírus em Santa Maria

Saúde