vacinação

Comprovando a eficácia das vacinas, Boletim da Fiocruz apresenta índice satisfatório sobre números de casos da Covid-19

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Divulgado hoje pela Fundação Oswaldo Cruz, o Boletim Observatório Covid-19 comprova sucesso na prevenção de formas graves após o início da imunização com as vacinas. Os números de casos e óbitos já são considerados baixos e controlados, aponta o estudo. As taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) já são baixas na maioria dos estados.

Mesmo com números impressionantes, os pesquisadores da fundação Fiocruz salienta que a população não deve considerar que estamos próximo ao fim da pandemia, é imprescindível continuar usando máscaras e mantendo as medidas preventivas, como higienização das mãos, distanciamento social e uso de álcool gel, apenas dessa forma será possível exterminar o vírus.

Embora o processo de vacinação no Brasil esteja avançando e muitas pessoas já receberam às duas doses recomendadas, as vacinas não previnem completamente a infecção ou a transmissão do vírus, alerta o boletim. É recomendado que as pessoas evitem aglomerações, pois o Índice de Permanência Domiciliar se encontra próximo de zero desde o mês de julho, praticamente como no período pré-pandemia.

Bares e restaurantes não têm mais limitação de horário de funcionamento

Sendo assim, os especialistas recomendam que até o Brasil alcançar a estimativa de 80% da vacinação, as medidas de distanciamento físico, formas preventivas e o recém-decreto de que é necessário apresentar passaporte vacinal em ambientes fechados, devem ser mantidos.

MORTALIDADE:

Tendo números constantes, a mortalidade pela Covid-19 está em torno de 500 casos por dia. O boletim comprova queda, pois comparado ao mês abril em que era notificado mais de três mil óbitos diários. No entanto, o índice também comprova que o vírus continua circulando. Ao longo da última semana, 16.500 casos foram confirmados, as 500 mortes diária mostra ligeira alta do número de casos (0,4% ao dia) e queda no número de óbitos (0,7% ao dia).

LEITOS DE UTI:

Conforme os dados coletados no dia quatro de outubro, o boletim informa que na maioria dos estados, a ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS apresentou taxas inferiores a 50%. O Rio Grande do Sul é um dos estados fora da zona de alerta e atualmente possui uma taxa de 54% de ocupação dos leitos de UTI no SUS.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com protocolos da Covid-19, casos de conjuntivite têm queda de até 90%

Campanha 'Se Toque' conscientiza  mulheres sobre a prevenção do câncer de mama Próximo

Campanha 'Se Toque' conscientiza mulheres sobre a prevenção do câncer de mama

Saúde