saúde na justiça

Comitê Regional da Saúde tenta reduzir a judicialização dos casos de saúde em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Formaram a mesa de abertura do evento, o presidente da AMCentro, Tiago Görski (a partir da esq.), o desembargador Martin Schulze, o presidente do Circ, Paulo Ricardo Salerno, e o juiz federal Jorge Ledur Brito

As discussões e preocupações com os reflexos da judicialização da saúde foi o combustível que impulsionou a criação do Comitê Regional da Saúde em Santa Maria, na tarde de ontem. O encontro foi realizado no auditório do Diário de Santa Maria e reuniu os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Centro do Rio Grande do Sul (AMCentro) e o Consórcio Intermunicipal da Região Central (Circ), representantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), secretários de saúde da região e outras autoridades da área.

A ideia da implantação do comitê, conforme destacou o presidente da AMCentro, Tiago Görski, prefeito de Santiago, é sensibilizar os atores envolvidos nos processos ativos relacionados à área de saúde para tentar resolver e minimizar a judicialização (processos na área da saúde), já que os gastos com demandas de medicamentos, cirurgias, UTIs e tratamentos de média e alta complexidade são altos e recaem, em grande parte, aos municípios, que assumem a responsabilidade do Estado e da União.

A juíza estadual Fabiane Borges Saraiva, que, no próximo dia 19, assumirá a 1ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública da Comarca de Santa Maria, é quem coordenará o Comitê Regional de Saúde.

Ministério da Saúde alerta para 6 dicas simples na prevenção do câncer bucal

- É um grande desafio, e fico feliz com a iniciativa, pois ela se faz necessária. O objetivo é tentar resolver essa equação entre o Judiciário e as demandas da saúde. Para além de tentar diminuir esse número de processos, é buscar resolver o problema para o cidadão, criando mecanismos para procurar saídas, dentro das possibilidades, e trazer a área médica e os gestores para essa conversa - comentou Fabiane.

O desembargador Martin Schulze, que coordena o Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), esteve presente no encontro e falou sobre a importância do diálogo interinstitucional:

- Santa Maria é um polo hospitalar, é referência para os municípios da região. A partir dessa discussão entre sistema de Justiça e outras instituições da área, é possível identificar as causas que levam à judicialização e, através desta identificação, buscar soluções em consenso, na via administrativa, sem a institucionalização dos processos.

TERCEIRA NO ESTADO
Conforme dados levantados pelo Comitê Estadual, até 15 de agosto de 2018, a comarca de Santa Maria contava com 2.003 processos ativos de saúde, a terceira do Estado. Segundo o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, em um ano, o município reduziu em 74% a judicialização na área da saúde mental.

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de novembro

- Essa relação institucional que criamos, através de um termo de cooperação estabelecido entre a Defensoria Pública do Estado e a prefeitura, foi o que possibilitou essa redução nos números de processos, sem dúvida. Em um ano, tivemos uma economia de R$ 1,2 milhão - afirmou o prefeito.

QUEM COMPÕE O COMITÊ REGIONAL DE SAÚDE

  • Coordenadora - Fabiane Borges Saraiva, juíza estadual de direito
  • Coordenadora Adjunta - Raquel Loy, defensora pública do Estado

Coordenadores dos Comitês Locais nomeados 

  • Jonathan Cassou dos Santos - Comarca de Agudo
  • Eder Fernando Kegler - Comarca de São Pedro do Sul
  • Diogo Cargnelutti Zanella - Comarca de Faxinal do Soturno
  • Liliane Mello Duarte (interina) - Comarca de Santa Maria
  • Mari Rosa - Comarca de Jaguari
  • Regina Cechin - Comarca de Júlio de Castilhos
  • Diogo Bononi Freitas - Comarca de São Francisco de Assis
  • Marcela Pereira da Silva - Comarca de São Sepé
  • Bárbara Alcântara Vieira Burtet (interina) - Comarca de Tupanciretã
  • Tatiana Martins da Costa - Comarca de Cacequi
  • Ana Paula Tolfo - Comarca de Santiago
  • Thiago Tristão Lima - Comarca de São Vicente do Sul
  • Juliana Tronco Cardoso - Comarca de Restinga Sêca

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Central de Regulação do Samu em Santa Maria não seria garantia de um atendimento mais rápido Anterior

Central de Regulação do Samu em Santa Maria não seria garantia de um atendimento mais rápido

Associação dá início à programação do Novembro Azul em Santa Maria Próximo

Associação dá início à programação do Novembro Azul em Santa Maria

Saúde