pandemia

Com avanço da vacinação, Santa Maria está há 13 dias sem notificar mortes por Covid-19

Há 13 dias, Santa Maria não registra mortes pela Covid-19 em boletins oficiais. Este é o período mais longo sem notificação de óbitos na cidade desde maio de 2020, quando aconteceram as primeiras três mortes da pandemia na cidade.  

Até o momento, setembro teve apenas um óbito em decorrência da Covid-19. De acordo com o médico epidemiologista da Secretaria Municipal da Saúde, Marcos Lobato, esse número deve mudar, porém, este mês não deve atingir números mais elevados que agosto, quando foram notificadas 14 mortes.

- É difícil, neste momento, ultrapassarmos o número de óbitos do mês anterior. Provavelmente chegaremos a cinco mortes até o final de setembro - afirma Lobato.

Políticos gaúchos ligam o alerta para garantir a Escola de Sargentos das Armas em Santa Maria

Segundo o médico epidemiologista, o declínio das mortes é resultado do avanço da vacinação. Ele explica que a imunização dos santa-marienses evitou que os óbitos continuassem em curva elevada, situação observada no pico da pandemia na cidade, nos meses de março e abril, como ilustra o gráfico a seguir. Nesse período, mais de 150 mortes foram registradas em cada um dos meses.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Fonte: Vigilância Sanitária de Santa Maria 

VÍDEO: Crematório está pronto, mas empresa aguarda liberação da prefeitura

- Considerando que a queda (nas mortes por Covid-19) ocorreu a partir de maio deste ano, e que não tivemos outra grande mudança, em termos de restrição de circulação, a vacinação é a única explicação com força suficiente para explicar este fenômeno (declínio dos óbitos) - reitera Lobato.

Outro ponto positivo apontado pelo especialista é queda na ocupação de leitos clínicos e de UTI. Segundo ele, esse indicador também é um aspecto base para as estimativas de óbitos, já que com menos ocupação nos hospitais, a tendência é acontecer menos mortes.

UFSM terá duas usinas fotovoltaicas até outubro

- Hoje é o momento em que temos a menor ocupação de leitos desde o início da pandemia - comenta Lobato.

É PRECISO MANTER CUIDADOS
Apesar disso, o especialista afirma que ainda não é o momento para relaxar com as medidas de prevenção, principalmente porque a maior parte da população ainda não está com o esquema vacinal completo. Além disso, Lobato ressalta que os protocolos sanitários são fundamentais para evitar o surgimento de novas variantes. Assim, é necessário seguir com o uso de máscara e do álcool em gel, e o distanciamento social.

Desde o início da pandemia, foram registradas 823 mortes em Santa Maria. De acordo com o último boletim epidemiológico, atualmente são 17 casos ativos. No total, 43.922 pessoas foram infectadas pela Covid-19 na cidade.

*Colaborou Laura Gomes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após cinco semanas sem notificações em todo o Estado, região de Pelotas recebe aviso Anterior

Após cinco semanas sem notificações em todo o Estado, região de Pelotas recebe aviso

Próximo

Leilão de obras de arte vai arrecadar dinheiro para Aapecan

Saúde