sistema 3 As

Após cinco semanas sem notificações em todo o Estado, região de Pelotas recebe aviso

Após cinco semanas consecutivas sem notificações o governo do Estado emitiu um novo aviso para a região de Pelotas (R21). A definição foi feita após análise dos técnicos do Grupo de Trabalho de Saúde e divulgada na quarta-feira, após reunião do Gabinete de Crise.

O aviso é o primeiro passo do Sistema 3 As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Com avanço da vacinação, Santa Maria está há 13 dias sem notificar mortes por Covid-19

Segundo os técnicos do GT Saúde, o aumento contínuo de casos de Covid-19 na região de Pelotas, que lidera esse indicador, com quase o dobro da média estadual, justifica este novo aviso. Foram registrados 158,8 novos casos por 100 mil habitantes na R21, enquanto que a média estadual no mesmo período foi de 83,4 casos por 100 mil habitantes. A esse aumento, soma-se o fato de a região ter a quarta menor taxa de imunizados, totalizando 39,3% da população com o esquema vacinal completo, enquanto a proporção no RS é de 44,3%.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que comandou o Gabinete de Crise na quarta, reafirmou a importância do trabalho de monitoramento feito pelos técnicos do governo desde o início da pandemia.

- Seguimos com o dedo no pulso, como o governador Eduardo Leite costuma dizer. Mesmo com a ampliação da população gaúcha vacinada e a estabilização do cenário da pandemia no Estado de forma geral, reforçamos o lembrete feito sempre pelo GT Saúde de que a pandemia não acabou e de que precisamos seguir respeitando os protocolos, especialmente em relação ao uso da máscara e a higienização constante das mãos - disse o vice-governador.

AVISOS E ALERTAS 
No modelo atual de prevenção ao coronavírus do governo do Estado, o aviso serve como um alerta para uma determinada região. Depois do aviso, com piora de indicadores, a mesma região pode receber o alerta, que significa que terá de fazer um novo decreto com regras mais rígidas para reduzir a propagação da Covid-19. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

231 pessoas são vacinadas com a dose de reforço em ação para imunodeprimidos Anterior

231 pessoas são vacinadas com a dose de reforço em ação para imunodeprimidos

Próximo

Com avanço da vacinação, Santa Maria está há 13 dias sem notificar mortes por Covid-19

Saúde