O Brasil bateu recorde de mortes por dengue em 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan online), revelam que ocorreram 1.079 mortes pela doença até esta quarta-feira (27).
Na série histórica divulgada pela pasta, também com base no Sinan, o maior número de óbitos no período de um ano completo ocorreu em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes.
Santa Maria
Em 2023, Santa Maria registrou cinco óbitos em decorrência da dengue, além de mais de 8,3 mil casos confirmados. Em entrevista ao Diário, o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, afirmou que estão "fazendo de tudo para não vivenciar novamente um surto desse porte”.
Dengue em números*
- Nº de notificações – 10.566
- Casos confirmados – 8.349
- Em investigação – 6
- Casos inconclusivos – 34
- Descartados – 2.177
- Hospitalizações – 3 pessoas, sendo duas em leitos clínico adulto e uma em UTI adulto
- Óbitos – 5
*Atualizado em 27 de dezembro de 2023
Fonte: Painel de casos de dengue RS
Denúncias
Denúncias podem ser feitas para a superintendência de Vigilância em Saúde das seguintes formas:
- Pelo telefone (55) 3921-7159
- Pelo WhatsApp (55) 7400-5525
Fique atento aos sintomas
Considerada uma das 10 principais ameaças à saúde global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue exige cuidado com os sintomas. Fique atento a:
- Febre alta (39 a 40°C), com duração de dois a sete dias
- Dor retroorbital (atrás dos olhos)
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Dor nas articulações
- Mal-estar geral
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Manchas vermelhas na pele (com ou sem coceira)
Vacina
Foi incorporada, no último dia 21, a vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante, Takeda, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação será focada em público e regiões prioritárias. A definição de estratégias para a utilização das doses disponíveis ocorrerá nas primeiras semanas de janeiro.
*com informações da Agência Brasil e Painel de casos de dengue RS