Surto de toxoplasmose

Autoridades em saúde recomendam que mulheres devem adiar gravidez em Santa Maria

Deni Zolin

Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)

Depois da confirmação que Santa Maria vive o maior surto de toxoplasmose do Estado em números absolutos - são 176 casos confirmados por exames e 681 casos notificados por médicos após atendimentos em consultórios -, a superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e obstetra, Elaine Resener, enviou um alerta. A médica sugere que, assim como ocorreu durante o surto de zika no país, as mulheres que residem em Santa Maria e planejam ter filhos devem adiar os planos - ao menos por enquanto já que ainda não foi identificada a fonte de contaminação que está transmitindo a doença.

- Como sou obstetra, não posso me furtar: que as gestantes tomem realmente todo cuidado, e as mulheres, se estiverem planejando uma gravidez, podem esperar um pouquinho mais - afirmou Elaine.

A medica de precaução tem relação com o fato de que as gestantes são o público que pode sofrer as complicações mais graves da doença, podendo levar à morte do feto. Atualmente, as autoridades em saúde investigam a morte de dois fetos em Santa Maria. Mas mães foram diagnosticadas com resultado positivo para toxoplasmose, mas ainda não há confirmação da causa da morte dos bebês. 

Sobe para 176 o total de casos confirmados de toxo, mas total de notificações passa de 600

A secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Duarte, concorda que, por precaução, mulheres de Santa Maria devem evitar engravidar agora, até que a fonte da contaminação seja descoberta. E as que engravidarem devem fazer pré-natal e exame uma vez ao mês.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose ::

MAIOR SURTO DO ESTADO
Na última sexta-feira, autoridades em Saúde do Estado estiveram em Santa Maria para uma coletiva de imprensa. Após divulgar os números atualizados de casos, foi confirmado que a cidade vive o maior surto da doença já registrado em números absolutos. Isso porque, na cidade de São Marcos, com 21.364 habitantes, 145 casos foram confirmados em um surto recente. Veja aqui outros surtos da doença no Estado e no país

NÚMEROS ATUALIZADOS

  • 681 casos foram notificados por médicos das redes pública e privada de Santa Maria à Vigilância em Saúde
  • 421 casos são suspeitos
  • 176 casos foram confirmados pela contraprova do Lacem (destes, 20 são gestantes) . Na última sexta-feira, este número era de 105 casos
  • 26 casos foram descartados
  • 219 casos estão em investigação (destes, 85 são gestantes, 2 casos são de mortes de fetos de mães positivas para toxoplasmose mas que ainda não tem a confirmação da causa da morte do feto e um caso de aborto de uma gestante positiva para toxoplasmose que estava com 15 semanas)
  • 19 bairros de Santa Maria têm casos comprovados, mas os locais não foram divulgados pelas autoridades

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO
Durante a coletiva,o secretário Estadual de Saúde, Francisco Paz, anunciou que a cidade vai ganhar nesta semana um ambulatório para exames oftalmológicos em pacientes com suspeita da doença. Isso porque, uma das implicações pode ser a perda de visão parcial ou total.

  • Abertura de um ambulatório específico para exames gratuitos de oftalmologia para casos suspeitos de toxoplasmose em Santa Maria aberto 5 dias na semana. Os casos serão enviados pelos médicos dos postos de saúde
  • Credenciamento de laboratórios de Santa Maria pela secretaria estadual de Saúde para fazer exames que possam fazer a contraprova da toxoplasmose a partir da próxima semana
  • Busca junto ao Ministério de Saúde por mais medicamentos para a toxoplasmose

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretária explica por que a divulgação das regiões com mais casos de toxoplasmose é demorada Anterior

Secretária explica por que a divulgação das regiões com mais casos de toxoplasmose é demorada

Abertura do Hospital Regional fica para junho Próximo

Abertura do Hospital Regional fica para junho

Saúde