covid-19

Apesar da autorização, ainda não há previsão para dose reforço para todos os adultos

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Ministério da Saúde autorizou a aplicação de dose reforço contra a Covid para todos os adultos que já tomaram duas doses há pelo menos cinco meses. Porém, ainda não houve divulgação da nota orientadora. Assim, tanto Santa Maria quanto o Estado aguardam para definir a organização dessas ações. Enquanto isso não ocorrer, não há previsão de data.

Mais de 7 mil santa-marienses estão com segunda dose em atraso

No Rio Grande do Sul, 1.650.000 de pessoas já podem receber a dose reforço, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Se for subtraído trabalhadores da saúde e idosos (que já podiam tomar antes da nova decisão), o número é composto por 926.819 pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Até maio de 2022, o dado deve chegar a 6.228.610 no Estado. 

INTERVALO REDUZIDO
Também nesta terça-feira, foi reduzido o intervalo de seis para cinco meses entre a segunda dose e o reforço. A SES afirmou que tem doses para garantir a redução para idosos e profissionais de saúde. Também já foi publicada nota técnica sobre a diminuição. Além disso, a nota afirma que as vacinas de Butantan/Sinovac, AstraZeneca/Fiocruz ou da Pfizer/Comirnaty podem ser utilizadas no reforço.

Unidade Móvel de Saúde segue com serviços médicos e odontológicos nesta terça-feira

Em Santa Maria, nesta sexta-feira, já há ação de vacinação conforme o prazo menor. O público ainda é restrito a idosos, mas agora abrange também àqueles que tomaram a segunda dose até o dia 20 de junho, não mais para quem tinha tomado até o dia 19 de maio

OUTROS ADULTOS 
O Estado aguarda não apenas a nota do ministério para incluir adultos no cronograma de doses reforço. Também é necessário ter vacinas disponíveis para o planejamento junto dos municípios. 

Em nota, o município explica que, depois de emitidas as notas, a SES pactua com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Comens-RS) a destinação de doses. A partir disso, são definidos os públicos-alvo, e cada município faz a própria organização.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cirurgia do Husm é a primeira transmitida ao vivo no Brasil

Próximo

Ministério da Saúde autoriza dose de reforço contra Covid para toda população adulta

Saúde