santa maria

A partir de sexta, pesquisadores farão 500 testes rápidos de coronavírus em residências

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Santa Maria vai participar de uma pesquisa inédita sobre o coronavírus coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). A partir de sexta-feira, pesquisadores vão aplicar 500 testes rápidos na população da cidade. O objetivo do estudo epidemiológico é identificar o percentual de gaúchos infectados com a doença. 

Brasil é o 13º país do mundo com maior número de mortes por coronavírus

A pesquisa, que também conta com a parceria do governo do Estado e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será realizada em quatro etapas. A primeira ocorre nesta sexta e sábado, em que serão sorteadas de forma aleatória 500 residências de várias regiões da cidade. Em cada casa, um morador será sorteado para responder um questionário, com perguntas como idade, escolaridade e sintomas, e fazer um teste rápido - um teste bioquímico que requer uma gota de sangue, extraída da ponta de um dos dedos. 

Os testes serão repetidos a cada duas semanas. No total, serão 4 mil testes e questionários aplicados na cidade. 

Quem vai aplicar a pesquisa são 25 profissionais da saúde que estão no final da graduação ou na pós-graduação da UFSM. Eles serão capacitados previamente no Centro de Ciências em Saúde (CCS) da instituição. Eles estarão com um crachá de identificação e uma carta de apresentação do estudo. Um telefone celular também estará à disposição da população para tirar dúvidas e confirmar o objetivo da pesquisa. A pessoa entrevistada terá garantido o sigilo e o direito de não querer participar da pesquisa.

Como usar corretamente a máscara caseira para se proteger do coronavírus

Uma reunião com a prefeitura na manhã desta segunda-feira deu o encaminhamento para o treinamento dos profissionais, que será realizado nesta quinta. 

Os testes foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e a coleta de dados será realizada pela empresa Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO). Além de Santa Maria, a pesquisa também ocorrerá em Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça Anterior

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça

Próximo

UTI para atendimento de Covid-19 está pronta para receber pacientes no Husm

Saúde