pandemia

900 pessoas faltam ação para segunda dose para idosos a partir de 61 anos em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

As ações de vacinação contra a Covid-19 seguem até o próximo sábado em Santa Maria. Nesta quinta-feira, ocorreu a aplicação da segunda dose para pessoas de 61 anos ou mais que receberam a primeira dose em 27 de abril. Esta foi a primeira ação de antecipação planejada pela prefeitura. Ao todo, o público pode procurar pelo imunizante da AstraZeneca em nove locais da cidade. A orientação era que as pessoas retornassem ao mesmo local onde receberam a primeira dose. O movimento, em geral, foi tranquilo. Foram 2.191 aplicações ao todo, 900 a menos que as ações para o mesmo público na primeira dose.

Santa Maria registra mais sete óbitos decorrentes da Covid-19

No estacionamento da Loja Havan, um dos pontos que recebe os idosos, os portões abriram às 4h, quando já haviam sete carros na fila. Até as 9h, 323 fichas já haviam sido distribuídas e mais de 100 pessoas já haviam sido imunizadas. Motorizadas, a dona de casa, Giselia Rodrigues Reser, 61 anos e a aposentada, Rosa Rossatto, 60, chegaram às 5h da manhã. Na medida em que os profissionais da saúde chamavam os veículos, veio a homenagem. Giselia preparou um cartaz de agradecimento e prendeu no capô do carro. A mensagem foi recebida com o carinho e a motorista explicou o motivo do gesto:

-Eu tenho uma filha que trabalha como enfermeira em Porto Alegre. Essa é uma homenagem para ela e para todos os profissionais da saúde daqui, que merecem tudo de bom - afirma Giselia, ao lado da melhor amiga.

A estimativa era a de que 620 pessoas recebessem a segunda dose na ação que está acontecendo na Havan, mas que envolvia pessoas que se vacinaram no Shopping Praça Nova no dia 27 de abril.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Especial)  Rosa (à esq.) e Giselia foram uma das primeiras a receberem a segunda dose nesta ação antecipada

Já no Clube Dores, são esperadas 595 pessoas. A primeira pessoa teria chegou às 5h, entretanto, a movimentação só começou a se intensificar às 7h. Desta vez, a procura resultou apenas na ocupação total das cadeiras reservadas ao público. Voluntária em diversas ações, a acadêmica do 6º semestre de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), Luiza Lamberty, faz parte da equipe de aspiração das doses, função vital para que os imunizantes sejam contados e aplicados sem que haja desperdiço. O trabalho é gratificante:

-Ver eles ficarem felizes e festejarem principalmente pelo sistema estar funcionando, de estarmos trabalhando, é bem gratificante - comenta a profissional. 

Ministério da Saúde confirma terceiro caso da variante Delta no RS

Além da loja Havan e do Clube Dores, ações também na UFSM, no Clube 21 de Abril, Associação Comunitária T. Neves e Salão da Igreja São Caetano, assim como nas UBS Wilson Paulo Noal, Kennedy e Oneyde de Carvalho. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Especial) Até às 9h15min, 332 fichas já haviam sido distribuídas no Clube Dores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estado volta atrás sobre antecipar segunda dose da vacina contra Covid-19 Anterior

Estado volta atrás sobre antecipar segunda dose da vacina contra Covid-19

Próximo

Quais as estratégias de cidades da região que avançam e já vacinam a população jovem

Saúde