pandemia

43% dos municípios da região estão sem casos ativos da Covid-19

18.355

Dos 39 municípios da região, 17 não registram mais casos ativos de Covid-19. O levantamento foi feito com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras durante a última semana. São considerados casos ativos todos os confirmados que não evoluíram a óbito mas ainda não estão recuperados, ou seja, seguem com capacidade de transmitir o vírus. O número pode sofrer variações, já que outros seis municípios têm três ou menos casos ativos registrados. Por outro lado, algumas das cidades sem casos ativos ainda possuem suspeitas, que serão descartadas ou confirmadas após resultado de exames.

População de Santa Maria cresce 0,52%, mas cidade cai para sexto no ranking do RS

Todas as 17 cidades são de pequeno porte e, juntas, somam apenas 96 mil habitantes. O maior município da região sem casos ativos é Júlio de Castilhos, com 19,1 mil habitantes, que está sem registro de casos desde sexta-feira. Em seguida, aparece o município de Cacequi, com 12,4 mil habitantes e sem registro de casos há 12 dias.

Para a secretária de Saúde, Sônia Maria Maretoli dos Anjos, a situação é fruto de um trabalho conjunto que envolve os profissionais da saúde, fiscalização efetiva, trabalho de comunicação e vacinação. Nesta sexta, Cacequi vacina pessoas com 20 anos ou mais. Até agora, 31,25% recebeu as duas doses ou dose única. Mas há uma preocupação crescente com o relaxamento de parte da população em relação aos cuidados preventivos após a notícia dos casos zerados.

- Esse é o ponto principal da nossa preocupação, principalmente por conta da chegada da variante delta. A pandemia ainda não acabou por aqui, e a gente não sabe até quando vamos ter que continuar com esses cuidados - alerta Sônia.

Desde o começo da pandemia, nove cacequienses perderam a vida para a Covid-19. O total de casos confirmados é de 809.

Como o projeto Distrito Criativo pode revitalizar o Centro Histórico

Vila Nova do Sul é um dos municípios sem casos ativos e sem casos suspeitos há 12 dias. Lá, a vacinação já chegou a toda população adulta e a segunda dose já foi aplicada em mais de 50% dos 4,2 mil habitantes. Esse, de acordo com a secretária de Saúde Traude Jesse Martini de Souza, é um dos principais motivos para o fim dos casos ativos, aliado a conscientização da população.

Por conta disso, nessa sexta-feira o Executivo emite um decreto que flexibiliza regras. Serão permitidas festas ao ar livro com até 50 pessoas, em recintos fechados com 30 e ocupação de até 50% em igrejas. Esportes coletivos também serão liberados em breve.

- Estamos felizes de estar zerados, mas apreensivos pela variante delta, que é bastante contagiosa. Mas, nesse momento que estamos sem casos, é a hora de flexibilizar um pouco - afirma Traude.

O município teve, ao todo, 465 casos confirmados e 11 mortos por Covid-19.

Com queda nas internações, pelo menos sete hospitais da região fecham leitos Covid

Itacurubi, município de 3,4 mil habitantes, foi o primeiro a vacinar pessoas com 18 anos ou mais, em 20 de julho, e zerou os casos ativos nesta semana. Municípios como São João do Polêsine e Pinhal Grande não têm casos ativos desde julho.

CASOS ATIVOS
O maior número de casos ativos da região é de Santa Maria, município mais populoso. A estimativa da prefeitura é de 57, muito abaixo do registrados nos momentos de pico da doença, entre o fim de 2020 e primeiros meses de 2021, quando os casos ativos superaram a casa dos mil.

CIDADES ZERADAS 

  • Cacequi
  • Dilermando de Aguiar
  • Dona Francisca
  • Itacurubi
  • Ivorá
  • Júlio de Castilhos
  • Mata
  • Nova Esperança do Sul
  • Paraíso do Sul
  • Pinhal Grande
  • Quevedos
  • Santa Margarida do Sul
  • Santana da Boa Vista
  • São João do Polêsine
  • São Vicente do Sul
  • Toropi
  • Vila Nova do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação tem quatro ações no interior e continua para 18 anos ou mais Anterior

Vacinação tem quatro ações no interior e continua para 18 anos ou mais

Próximo

Regras da região liberam áreas comuns em condomínios

Saúde