eleições 2020

VÍDEO: 'No meu gabinete, ele não vai entrar', diz Pozzobom sobre relação com Cechin

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pozzobom concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira, no Direto da Redação

Prefeito reeleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) concedeu entrevista ao Diário na manhã desta segunda-feira. Sorridente e com a voz rouca por conta da comemoração pelo resultado das urnas na noite de domingo, o tucano teceu críticas ao adversário e atual vice-prefeito Sergio Cechin (Progressistas), definiu prioridades para os próximos quatro anos e agradeceu aos eleitores. Pozzobom foi eleito com 57,29% dos votos válidos. No total, 71.927 santa-marienses votaram no candidato do PSDB. Confira a entrevista na íntegra abaixo:


Para Pozzobom, ainda é cedo para falar sobre mudanças no governo e formação do secretariado para a próxima gestão.

- Teremos uma reunião do Comitê Estratégico de Combate à Covid-19. Ficamos com essa situação do Estado, todo vermelho (no modelo de Distanciamento Controlado), e o foco agora é no enfrentamento à pandemia - declarou.

Pozzobom garante reeleição com mais de 18 mil votos na frente

O prefeito adiantou duas mudanças: o vice-prefeito eleito Rodrigo Décimo (PSL) vai integrar o Comitê para tratar da retomada do desenvolvimento econômico, assim como a secretária de Educação Lucia Madruga, que buscará alternativas para a retomada das aulas.

Questionado sobre a relação com Cechin, Pozzobom foi duro e fez críticas à conduta do adversário durante a campanha, mas disse que receberia o vice-prefeito para o último mês de governo. O prefeito também garantiu a judicialização dos casos de supostas fake news e acusações falsas que recebeu durante o período eleitoral.

64 mil eleitores não compareceram às urnas em Santa Maria

- Depois que ele aparecer na prefeitura, posso ver como vai ser a relação. Faz 10 meses que ele não aparece. Tenho um profundo respeito por ele, mas não deixo de falar sobre minha mais profunda decepção. Jamais imaginei que um homem com a idade que ele tem fosse se submeter a algumas baixarias, vergonhas, fazendo insinuações da minha vida pessoal. Santa Maria é muito maior que isso. Se ele aparecer na prefeitura para trabalhar, vou me encontrar com ele. Mas uma coisa é certa: vamos falar fora do meu gabinete. No meu gabinete, ele não vai entrar. Pode ser que ele entre e pegue minha caneta, mas não vai levar - disse o tucano.

METAS

Durante a entrevista, o prefeito garantiu a ampliação dos leitos do Hospital Regional após a pandemia do novo coronavírus, e disse que terá uma reunião ainda nesta semana com o governador Eduardo Leite (PSDB) para tratar do enfrentamento à doença. Pozzobom também afirmou que aumentará o número de subprefeitos nos distritos, que pretende informatizar as escolas até o fim de 2021 e trabalhará para reduzir a burocracia na administração municipal.

Quem são os prefeitos eleitos nas outras cinco cidades gaúchas

Questionado sobre o legado que quer deixar após o fim da gestão, em 2024, o prefeito reeleito não hesitou em elencar a saúde e a educação como prioridades:

- Duas questões fundamentais. Queremos chegar em 2024 como exemplo para o Estado no combate ao coronavírus. A outra questão, que posso dizer que é a menina dos olhos do Pozzobom, é a qualidade da nossa educação. Se eu tiver saúde e educação, as outras coisas vamos tocando em frente.

* colaborou Felipe Backes


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nádia Gerhard indica que renunciará à vaga na AL, e Fantinel deve assumir

Ao se reeleger, Pozzobom mantém tradição das últimas duas décadas em Santa Maria Próximo

Ao se reeleger, Pozzobom mantém tradição das últimas duas décadas em Santa Maria

Política