
Foto: Renan Mattos (Diário)
No dia em que o Hospital Regional completa 654 dias fechado, o complexo de saúde será inaugurado. A solenidade ocorrerá amanhã, a partir das 9h30min, com a presença do governador José Ivo Sartori (MDB), pré-candidato à reeleição. Já o atendimento à população, que é o que realmente interessa e importa, será na segunda-feira, 9 de julho. Com 253 leitos, o Hospital Regional atenderá 100% SUS, mas, por enquanto, abrirá só um ambulatório.
O funcionamento integral do complexo deverá ocorrer em um ano. Administrado pelo Instituto de Cardiologia, o Regional será inaugurado no último dia permitido para que pré-candidatos às eleições participem de inaugurações. A partir de sábado, conforme a legislação eleitoral, "agentes públicos candidatos não podem fazer pronunciamentos em rádio e televisão nem participar de inaugurações".
Plano Diretor que define a altura máxima dos prédios será votado nesta quinta
Na verdade, a solenidade de inauguração nem precisava. Afinal, o Regional está pronto há quase dois anos e, nesse período, os pacientes se amontoando em macas no Hospital Universitário (Husm). Os governantes deveriam pular essa etapa e abrir logo as portas para atender a população. O político que nunca aproveitou uma obra para tirar uma casquinha que atire a primeira pedra...
Ah e cuidado para não tropeçar nos pré-candidatos por metro quadrado que irão lotar os corredores do Hospital Regional.