saúde pública

Estado pede ajuda ao governo federal para ampliar atendimento no Hospital Regional

Jaqueline Silveira

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O funcionamento integral do Hospital Regional foi tema de uma reunião, no final da tarde de quarta-feira, em Brasília, entre a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O Estado não tem dinheiro para ampliar o atendimento e já havia pedido socorro ao ministério. Na quarta, a secretária só oficializou a solicitação. Nem o segundo ambulatório o Estado conseguiu abrir, e o governo Eduardo Leite (PSDB), ao se posicionar sobre o assunto, foi taxativo, afirmando que a prioridade é regularizar os repasses aos hospitais.

Após sete meses, atendimentos no Regional se resumem ao Ambulatório de Doenças Crônicas

Em resposta, o ministro da Saúde pediu que a secretaria encaminhe o projeto com as etapas necessárias para abertura integral do complexo. O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), de quem Arita foi secretária adjunta quando ele foi secretário estadual da Saúde, acompanhou a reunião, além do deputado federal Afonso Hamm (PP). A abertura integral dependerá de muita pressão política no ministério para liberar recursos. Não dá para uma estrutura da dimensão do Regional e pelo custo de manutenção ter um único ambulatório funcionando.

Em tempo: por falar no Regional, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que é integrante da Comissão de Saúde da Assembleia, marcou uma reunião com a secretária Arita para o final da tarde de terça-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereador tucano de Santa Maria tem agendas na Capital Anterior

Vereador tucano de Santa Maria tem agendas na Capital

Prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria deve passar por reforma Próximo

Prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria deve passar por reforma

Política