opinião

Episódio da viagem do assessor da Câmara barrada segue rendendo nos bastidores

Jaqueline Silveira

Foto: Ian Tâmbara (Diário)

O fato de a Presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria barrar a viagem do ex-procurador da Casa Lucas Saccol a Pelotas, junto com os vereadores Daniel Diniz (PT) e Juliano Soares (PSDB), Juba, com o fim de verificar o funcionamento da Coordenadoria de Trânsito da cidade da Zona Sul, colocou mais lenha na fogueira entre oposição e situação.

Chefe de Gabinete da vereadora Deili Silva (PTB), Drª Deili, Saccol integra o bloco de oposição e foi barrado de última hora sob a alegação de que ele não teria seguido todos os trâmites adequados. O ex-procurador viajaria sem diárias para dar suporte aos parlamentares e representar Deili, que é presidente da comissão especial e estava de atestado médico.

-Vou tomar atitude como servidor da Casa, que sofreu um assédio moral - afirmou Saccol, acrescentando que Deili não poderia assinar o pedido para ele representá-la porque estava de atestado.

Já o chefe de gabinete da presidência, Carlos Silva, ressaltou que o veto foi por precaução.

Proibição de viagem a servidor repercute na Câmara

- Não é perseguição. A regra é clara. São 105 assessores parlamentares, não podemos abrir precedentes - justificou Silva.

Assunto na sessão de quinta-feira (veja frases ao lado), o fato é que o problema envolvendo o assessor só aumentou a rivalidade entre os dois grupos e as picuinhas. Nos corredores da Casa, fala-se até em CPI, o que é um exagero. Não é para tanto. Escolhidos como representantes do povo, os vereadores têm é que se reunir e colocar um ponto final nas rusgas. Desde a eleição da Mesa em 2018, quando o governo retomou a direção da Casa, as picuinhas, dos dois lados, chegam a ser ridículas. Se continuar assim, os vereadores só vão apequenar o Parlamento. E talvez o respeito da própria sociedade para com o Legislativo à medida que os parlamentares se preocupam com picuinhas, ao invés de focar nos problemas na cidade. Fica a dica!

VEREADORES SE MANIFESTAM
É uma barbaridade o que aconteceu. Está aí na imprensa a nossa Casa, mais uma vez, sendo matéria negativa por falta de habilidade, por falta de humanidade e por falta de respeito com este vereador e com o vereador Juliano Soares."
Vereador Daniel Diniz, líder do PT, criticando a Presidência por barrar o ex-procurador Lucas Saccol da viagem a Pelotas e sobre a repercussão do episódio na imprensa.

"Tem gente nesta Casa que não tem a humildade que deveria ter. Aqui é o debate, não é nas redes sociais porque expõe o Parlamento. Se nós não apararmos as arestas, cada dia será pior."
Declaração do vereador Manoel Badke (DEM), Maneco, da base da situação, sobre o caso do assessor, oportunidade em que se afirmou que, desde o ano passado, começaram a ocorrer fatos "que até então eu desconhecia do Parlamento."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupos realizam manifestações pró-Lula e pró-Lava Toga em Santa Maria Anterior

Grupos realizam manifestações pró-Lula e pró-Lava Toga em Santa Maria

Lançado edital para construção de perimetral que ligará BR-392 e RSC-287 Próximo

Lançado edital para construção de perimetral que ligará BR-392 e RSC-287

Política