Eleições 2014

Em Santa Maria, Sartori diz que PMDB 'está focado no Rio Grande do Sul'

Marcelo Martins

"

Com uma fala de tom conciliatório, o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori veio a Santa Maria, no começo da noite desta quarta-feira, falar aos peemedebistas das coordenadorias do partido das regiões Centro, Quarta Colônia e Vale do Jaguari. Na sede do Legislativo santa-mariense, Sartori foi saudado por militantes do PMDB, pelo presidente da sigla na cidade, Aldo Fossá e também pelo prefeito Cezar Schirmer.

Pouco depois das 20h, Sartori chegou à Casa e foi ovacionado por um grupo de pouco mais de cem peemedebistas e, inclusive, por nomes da administração municipal e vereadores da bancada peemedebista. Sartori disputa com o também peemedebista Paulo Ziulkoski, advogado e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a vaga do partido para concorrer, ao Piratini, na eleição de 5 de outubro.

Para o próximo sábado, uma pré-convenção do partido, que ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, deverá apontar o nome do partido que concorrerá ao Piratini. Ainda na tarde de terça-feira, Paulo Ziulkoski passou por Santa Maria e teve um encontro reservado, também na Câmara de Vereadores de Santa Maria, com peemedebistas do município e outras regiões. 

Ao Diário, Sartori afirmou que o desafio do PMDB - independentemente do nome que vier a ser escolhido - é realizar um esforço suprapartidário e com a adesão dos mais variados segmentos da sociedade em busca de se recuperar a auto estima dos gaúchos. Sartori elenca como um dos desafios de quem vier a comandar o Piratini é atentar para as finanças do Estado.

Quem é José Ivo Sartori
José Ivo Sartori foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos (2005 a 2008 e de 2009 a2012). É formado em Filosofia e já foi professor. Foi deputado estadual por cinco mandatos, desde a década de 80. Também nos anos 80, foi secretário do Trabalho durante a gestão do então governador Pedro Simon (PMDB). Em 2002, foi eleito deputado federal.

Confira, abaixo, entrevista concedida por Sartori ao Diário, no começo da noite desta quarta-feira:

Diário de Santa Maria - Se o senhor vier a ser o nome escolhido pelo PMDB a concorrer ao Piratini qual deve ser o tom da sua campanha ao Estado?

José Ivo Sartori - Primeiro, nós estamos em um período de pré-convenção. Estamos em um caminho de, primeiramente, preparar o terreno. Estamos nessa direção. Quanto ao futuro, evidentemente, será depois disso (prévias do partido) que vamos decidir o rumo a ser seguido. É evidente que uma das grandes preocupações é a realidade financeira do Estado, a estrutura do Estado e as possibilidades de mudanças que, nós, teremos de apresentar. Vou propor algumas diretrizes para o nosso plano de governo e que deve consultar a todos os setores organizados do nosso Estado: trabalhadores, agricultores, empreendedores, indústria, comércio. O compromisso deve ser geral. A gente sabe que é preciso colocar uma questão: temos de vencer a essa etapa de recuperar o orgulho rio-grandense e a autoestima da nossa população. É preciso trabalhar e fazer muito pelo nosso Estado. É importante participar do processo de eleição e de escolha do governador e, digo mais, retirar essa desilusão, essa incredulidade e essa insatisfação que há no Estado. O PMDB tem suas divergências e, esperamos, que ao fim de tudo saiamos todos unidos. Assim como no PMDB, o Rio Grande do Sul tem suas diferenças, mas devemos nos convencer que o Rio Grande do Sul é maior que nossas diferenças.

Diário - O senhor acredita que há alguma chance de o PMDB ter uma candidatura própria? De forma, a se ter Sartori e Ziulkoski e, vice-versa, juntos?

Sartori - Não, não. Tanto sendo eu ou o Ziulkoski o escolhido (a concorrer ao Estado) não há chance para isso. O PMDB vai ter parceria e terá, sim, coligação. Isso é algo que o partido encaminhará e o Edson Brum (presidente do PMDB gaúcho)"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

STF determina que União pague indenização bilionária à Varig

Próximo

Para não ficar fora da foto

Política