Foto: Paulo Garcia/Divulgação
O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul anunciou nesta quarta‑feira (16) que, em comum acordo entre as candidaturas classificadas para o segundo turno do Processo de Eleições Diretas, Sofia Cavedon desistiu da disputa pela presidência estadual. Com isso, o santa-mariense Valdeci Oliveira deve assumir como presidente do partido no Estado. Conforme nota assinada por Juçara Dutra Vieira, atual presidente do PT‑RS, a decisão foi tomada para fortalecer a unidade partidária e visa contribuir para a campanha de reeleição do presidente Lula em 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No primeiro turno, realizado em 6 de julho, Valdeci Oliveira alcançou 12.569 votos (47,38%), ficando à frente de Cavedon, que recebeu 5.300 votos (19,98%). Os demais concorrentes — Júlio Quadros, Marcelo Carlini, Stela Farias, Thiago Braga — ficaram atrás, sem alcançar metade dos votos válidos, o que definiu a necessidade de uma nova rodada de votação.
Valdeci Oliveira, deputado estadual pelo PT e ex‑prefeito de Santa Maria, assumiu recentemente a vice‑presidência da Assembleia Legislativa do RS, após também ter presidido o parlamento gaúcho entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023. Em abril, ele confirmou sua pré‑candidatura ao comando estadual do partido, afirmando buscar “unidade no Estado inteiro, para unificar o partido e ter um grande programa para 2026”.
Sofia Cavedon foi vereadora em Porto Alegre entre 2001 e 2019, é deputada estadual desde 2018, tendo sido reeleita em 2022 com 39.039 votos. Com a retirada de Cavedon, o santa-mariense passa a ser o nome único na disputa e deve assumir a presidência estadual sem necessidade de segundo turno, conforme apontado no comunicado do partido. O acordo prevê também cenário de “partilha do mandato” com a candidata retirada, mantendo a coesão interna e a aliança das correntes em vista do pleito de Lula em 2026.
Confira a nota: