Foto: Reprodução
Com pouco mais de um mês para as eleições na UFSM, marcadas para o dia 25 de junho, o Diário recebeu, na manhã de sexta-feira (23), a atual vice-reitora Martha Adaime para a sequência de entrevistas com os candidatos que disputam o comando da instituição. Por ordem numérica das chapas, os aspirantes ao posto foram ouvidos no programa Bom Dia, Cidade!.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com base no plano de gestão, a candidata falou sobre temas relevantes à comunidade acadêmica, como desburocratização, projetos de extensão, assistência estudantil e atuação no território dos geoparques da região. A entrevista, com duração de 20 minutos, foi transmitida ao vivo pela Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo YouTube. Confira, abaixo, o que disse Martha Adaime sobre suas propostas.
Com a palavra, a candidata
Desburocratização
- Caso seja eleita, a candidata pretende refinar os processos digitais na universidade que foram intensificados na pandemia de Covid-19.
- "Nós passamos por muitas crises, em especial nos últimos quatro anos. Passamos por uma pandemia em quem fomos praticamente obrigados a transpor processos dos físicos para os digitais. Não tivemos muito tempo para refinar esses processos. Não tivemos tempo de fazer melhorias e minimizar as tramitações excessivas. Nós precisamos reavaliar isso."
- "Vamos trabalhar com medições de tarefas e não mais ponto eletrônico. E é o momento próprio para isso. Ou seja, refinar essa questão dos processos e isso, certamente, traz qualidade de vida aos nossos servidores. Esse é um dos carros-chefes da nossa gestão".
Assistência estudantil
- Expansão da Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAED), que visa à permanência de estudantes na instituição e a promoção de ações na área da educação-saúde.
- O plano de gestão prevê um Portal de Transparência em relação à ocupação da Casa do Estudante.
- "O que precisamos, junto à Casa do Estudante, é ter a transparência de ocupação dos espaços dentro da Casa do Estudante, de como está a ocupação de cada apartamento para liberar esse espaço para que os estudantes fiquem na União só de passagem".
Geoparques
- "Os geoparques foram uma grande conquista para a Quarta Colônia, para Caçapava do Sul e para a Universidade Federal de Santa Maria. Sempre entendemos que era uma necessidade da região e um potencial enorme".
- Colocar à disposição do geoparque comitês científicos e trabalhar projetos de pesquisa e extensão nos territórios.
- "Entendemos que a Universidade tem um papel muito grande nisso. No início, com a gestão. Hoje, muito mais na questão científica".
- "Temos muitos recursos de extensão apontados para os geoparques, estamos trabalhando nessas regiões. Estamos totalmente à disposição, mas entendemos que não somos donos dessas regiões. A universidade tem o papel, sim, do desenvolvimento regional e está pronta para trabalhar lado a lado, não de forma impositiva".
Implantação de novos cursos
- "Precisamos estar, constantemente, atentos às mudanças da sociedade e pensar nossos cursos constantemente porque as necessidades dos cursos há 15 anos podem não ser mais necessárias hoje".
- Repensar as unidades de ensino, com a implantação de novos cursos.
- "O exemplo mais recente que nós temos é a criação do Curso de Inteligência Artificial no campus de Cachoeira do Sul e já tem praticamente sete candidatos por vaga. Então, este repensar, avaliar demanda de mercado e ofertar novas possibilidades, é o papel que nós temos. E precisamos fazer isso em todas as unidades".
- "Vamos estar, o professor Tiago Marchesan e eu, atentos e parceiros na criação e remodelação de cursos. É dessa forma que a gente pensa".
Martha Adaime
- 62 anos
- Atual vice-reitora (2022-2025)
- É a primeira mulher no cargo de vice-reitora da UFSM
- Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989)
- Foi diretora de Unidade de Ensino (CCNE) de 2006 a 2010 por dois mandatos
- Também foi pró-reitora da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e pró-reitora da pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Santa Maria
- Seu vice é o professor Tiago Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia (CT)
Partido político:
"Eu fui filiada há muitos anos no Progressistas, uma filiação de 1992, mas já me desfilei completamente".
Lugar preferido no campus:
"Não existe um lugar preferido porque nós somos multicampi, então, é estar onde se é demandado, onde eu for chamada"