"Vamos trabalhar com medições de tarefas e não mais ponto eletrônico", afirma Martha Adaime, candidata à Reitoria da UFSM

Foto: Reprodução

Com pouco mais de um mês para as eleições na UFSM, marcadas para o dia 25 de junho, o Diário recebeu, na manhã de sexta-feira (23), a atual vice-reitora Martha Adaime para a sequência de entrevistas com os candidatos que disputam o comando da instituição. Por ordem numérica das chapas, os aspirantes ao posto foram ouvidos no programa Bom Dia, Cidade!.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com base no plano de gestão, a candidata falou sobre temas relevantes à comunidade acadêmica, como desburocratização, projetos de extensão, assistência estudantil e atuação no território dos geoparques da região. A entrevista, com duração de 20 minutos, foi transmitida ao vivo pela Rádio CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo YouTube. Confira, abaixo, o que disse Martha Adaime sobre suas propostas.


Com a palavra, a candidata

Desburocratização

  • Caso seja eleita, a candidata pretende refinar os processos digitais na universidade que foram intensificados na pandemia de Covid-19.
  • "Nós passamos por muitas crises, em especial nos últimos quatro anos. Passamos por uma pandemia em quem fomos praticamente obrigados a transpor processos dos físicos para os digitais. Não tivemos muito tempo para refinar esses processos. Não tivemos tempo de fazer melhorias e minimizar as tramitações excessivas. Nós precisamos reavaliar isso."
  • "Vamos trabalhar com medições de tarefas e não mais ponto eletrônico. E é o momento próprio para isso. Ou seja, refinar essa questão dos processos e isso, certamente, traz qualidade de vida aos nossos servidores. Esse é um dos carros-chefes da nossa gestão".


Assistência estudantil

  • Expansão da Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAED), que visa à permanência de estudantes na instituição e a promoção de ações na área da educação-saúde.
  • O plano de gestão prevê um Portal de Transparência em relação à ocupação da Casa do Estudante.
  • "O que precisamos, junto à Casa do Estudante, é ter a transparência de ocupação dos espaços dentro da Casa do Estudante, de como está a ocupação de cada apartamento para liberar esse espaço para que os estudantes fiquem na União só de passagem".


Geoparques

  • "Os geoparques foram uma grande conquista para a Quarta Colônia, para Caçapava do Sul e para a Universidade Federal de Santa Maria. Sempre entendemos que era uma necessidade da região e um potencial enorme".
  • Colocar à disposição do geoparque comitês científicos e trabalhar projetos de pesquisa e extensão nos territórios.
  • "Entendemos que a Universidade tem um papel muito grande nisso. No início, com a gestão. Hoje, muito mais na questão científica".
  • "Temos muitos recursos de extensão apontados para os geoparques, estamos trabalhando nessas regiões. Estamos totalmente à disposição, mas entendemos que não somos donos dessas regiões. A universidade tem o papel, sim, do desenvolvimento regional e está pronta para trabalhar lado a lado, não de forma impositiva".


Implantação de novos cursos

  • "Precisamos estar, constantemente, atentos às mudanças da sociedade e pensar nossos cursos constantemente porque as necessidades dos cursos há 15 anos podem não ser mais necessárias hoje".
  • Repensar as unidades de ensino, com a implantação de novos cursos.
  • "O exemplo mais recente que nós temos é a criação do Curso de Inteligência Artificial no campus de Cachoeira do Sul e já tem praticamente sete candidatos por vaga. Então, este repensar, avaliar demanda de mercado e ofertar novas possibilidades, é o papel que nós temos. E precisamos fazer isso em todas as unidades".
  • "Vamos estar, o professor Tiago Marchesan e eu, atentos e parceiros na criação e remodelação de cursos. É dessa forma que a gente pensa".


Martha Adaime

  • 62 anos
  • Atual vice-reitora (2022-2025)
  • É a primeira mulher no cargo de vice-reitora da UFSM
  • Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989)
  • Foi diretora de Unidade de Ensino (CCNE) de 2006 a 2010 por dois mandatos
  • Também foi pró-reitora da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Santa Maria e pró-reitora da pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Santa Maria
  • Seu vice é o professor Tiago Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia (CT)


Partido político:

"Eu fui filiada há muitos anos no Progressistas, uma filiação de 1992, mas já me desfilei completamente".


Lugar preferido no campus:

"Não existe um lugar preferido porque nós somos multicampi, então, é estar onde se é demandado, onde eu for chamada"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Plenária em Santa Maria reforça campanha de Valdeci ao comando do PT estadual Anterior

Plenária em Santa Maria reforça campanha de Valdeci ao comando do PT estadual

“Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência”, afirma Felipe Müller, candidato à Reitoria da UFSM Próximo

“Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência”, afirma Felipe Müller, candidato à Reitoria da UFSM

Política