
Foto: Reprodução
Nesta semana, começou a disputa pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – uma das instituições mais importantes do Estado. Para ouvir o que pensam os candidatos sobre o futuro da instituição, o Diário recebeu os aspirantes ao posto. Por ordem numérica das chapas, o primeiro a participar do programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, foi Felipe Müller, ex-reitor da UFSM (2009-2013).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em um espaço de 20 minutos, que teve o objetivo de fornecer mais informações à comunidade acadêmica com direito a voto na consulta do 25 de junho, Müller respondeu sobre temas como assistência estudantil, extensão, atuação no território dos geoparques da região e infraestrutura. A entrevista foi transmitida ao vivo pela CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo YouTube. Confira, abaixo, o que disse Felipe Müller sobre suas propostas.
Com a palavra, o candidato
Expansão e acolhimento
O candidato, se for eleito, pretende renovar os espaços dentro da universidade.
É objetivo da gestão, também, expandir as ações da universidade para a comunidade santa-mariense: "Temos que voltar a ser protagonistas e interferir positivamente na educação e na administração do município".
"Estamos propondo uma Reitoria de portas abertas. Um dia na semana, o gabinete vai estar aberto para que a comunidade possa entrar e ser encaminhada para conversar com quem desejar".
Equidade
- O plano de gestão prevê a criação de uma Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade.
- "Precisamos tratar de toda a diversidade presente na UFSM. Diversas comunidades foram implantadas a partir do sistema de cotas e hoje essa diversidade se ampliou. Não são só questões raciais, mas temos questões indígenas, raciais, de sexualidade e LGBTQIAPN+. Temos todas essas situações para acolher na instituição".
- "Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência".
Segurança e infraestrutura
- O candidato pretende reforçar a segurança dentro dos campi.
- Criação do Restaurante Universitário 3.
- Müller mencionou, entre as propostas, a renovação da frota da UFSM que, segundo ele, "teve essa situação complicada nos últimos meses".
Assistência estudantil
- O plano prevê um mutirão do Benefício Socioeconômico (BSE) para concentrar servidores na tarefa de analisar documentação e alocar os calouros na Casa do Estudante.
- Melhorias na Casa do Estudante também estão entre as propostas: "A Casa do Estudante está se tornando um local insalubre. A gente entra na Casa do Estudante e são infiltrações, mau cheiro, porta quebrada…".
- "Vamos ter que fazer um amplo trabalho para recuperar espaços como a Casa do Estudante e retomar a nossa assistência estudantil como uma assistência estudantil padrão e referencial nacional, que é o que atrai muitos estudantes".
Geoparques
- O plano prevê colocar os profissionais da instituição à disposição do Geoparque Quarta Colônia e do Geoparque Caçapava do Sul.
- "A UFSM tem que ser o motor porque temos, por exemplo, o curso de Gestão de Turismo, o curso de Gestão de Organizações Públicas, e o geoparque nada mais é do que uma união de esforços de municípios, prefeituras e instituições de ensino que vão organizar todo esse processo".
Extensão
- Criação de um espaço para ações comunitárias no antigo prédio da Reitoria: "Vai ser um ponto onde a cidade vai poder acessar a universidade e talvez isso minimize a falta de divulgação de tudo que fizemos".
Permanência estudantil
- Implantação de uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Apoio Psicológico (Capes) Nível 3 para que as pessoas possam "entrar no sistema SUS (Sistema Único de Saúde), dentro da universidade".
- "Vamos dar segurança, acolhimento e colocar, cada vez mais, essas pessoas para explorar todo o seu potencial. Essa é a nossa proposta".
Felipe Müller
- 58 anos
- Ex-reitor da UFSM (2009-2013)
- Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993)
- É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia
- Foi diretor do Centro de Tecnologia (CT)
- Seu vice é o professor Alessandro Dal'Col, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR)
Partido político:
"Sempre fui filiado ao partido da Universidade Federal de Santa Maria. Quem me conhece, sabe que a minha conotação política sempre foi trabalhar para que a universidade sempre fosse um expoente em nível nacional e internacional."
Lugar preferido no campus:
"Meu lugar preferido da Universidade são os jardins, gosto muito de andar no campus."