“Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência”, afirma Felipe Müller, candidato à Reitoria da UFSM

“Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência”, afirma Felipe Müller, candidato à Reitoria da UFSM

Foto: Reprodução

Nesta semana, começou a disputa pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – uma das instituições mais importantes do Estado. Para ouvir o que pensam os candidatos sobre o futuro da instituição, o Diário recebeu os aspirantes ao posto. Por ordem numérica das chapas, o primeiro a participar do programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, foi Felipe Müller, ex-reitor da UFSM (2009-2013).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em um espaço de 20 minutos, que teve o objetivo de fornecer mais informações à comunidade acadêmica com direito a voto na consulta do 25 de junho, Müller respondeu sobre temas como assistência estudantil, extensão, atuação no território dos geoparques da região e infraestrutura. A entrevista foi transmitida ao vivo pela CDN (93.5 FM), TV Diário (canais 26 e 526 da NET/Claro) e pelo YouTube. Confira, abaixo, o que disse Felipe Müller sobre suas propostas.


Com a palavra, o candidato

Expansão e acolhimento

O candidato, se for eleito, pretende renovar os espaços dentro da universidade.

É objetivo da gestão, também, expandir as ações da universidade para a comunidade santa-mariense: "Temos que voltar a ser protagonistas e interferir positivamente na educação e na administração do município".

"Estamos propondo uma Reitoria de portas abertas. Um dia na semana, o gabinete vai estar aberto para que a comunidade possa entrar e ser encaminhada para conversar com quem desejar".


Equidade

  • O plano de gestão prevê a criação de uma Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade.
  • "Precisamos tratar de toda a diversidade presente na UFSM. Diversas comunidades foram implantadas a partir do sistema de cotas e hoje essa diversidade se ampliou. Não são só questões raciais, mas temos questões indígenas, raciais, de sexualidade e LGBTQIAPN+. Temos todas essas situações para acolher na instituição".
  • "Temos que preparar a instituição para acolher as pessoas com deficiência".


Segurança e infraestrutura

  • O candidato pretende reforçar a segurança dentro dos campi.
  • Criação do Restaurante Universitário 3.
  • Müller mencionou, entre as propostas, a renovação da frota da UFSM que, segundo ele, "teve essa situação complicada nos últimos meses".


Assistência estudantil

  • O plano prevê um mutirão do Benefício Socioeconômico (BSE) para concentrar servidores na tarefa de analisar documentação e alocar os calouros na Casa do Estudante.
  • Melhorias na Casa do Estudante também estão entre as propostas: "A Casa do Estudante está se tornando um local insalubre. A gente entra na Casa do Estudante e são infiltrações, mau cheiro, porta quebrada…".
  • "Vamos ter que fazer um amplo trabalho para recuperar espaços como a Casa do Estudante e retomar a nossa assistência estudantil como uma assistência estudantil padrão e referencial nacional, que é o que atrai muitos estudantes".


Geoparques

  • O plano prevê colocar os profissionais da instituição à disposição do Geoparque Quarta Colônia e do Geoparque Caçapava do Sul.
  • "A UFSM tem que ser o motor porque temos, por exemplo, o curso de Gestão de Turismo, o curso de Gestão de Organizações Públicas, e o geoparque nada mais é do que uma união de esforços de municípios, prefeituras e instituições de ensino que vão organizar todo esse processo".


Extensão

  • Criação de um espaço para ações comunitárias no antigo prédio da Reitoria: "Vai ser um ponto onde a cidade vai poder acessar a universidade e talvez isso minimize a falta de divulgação de tudo que fizemos".


Permanência estudantil

  • Implantação de uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Apoio Psicológico (Capes) Nível 3 para que as pessoas possam "entrar no sistema SUS (Sistema Único de Saúde), dentro da universidade".
  • "Vamos dar segurança, acolhimento e colocar, cada vez mais, essas pessoas para explorar todo o seu potencial. Essa é a nossa proposta".

Felipe Müller

  • 58 anos
  • Ex-reitor da UFSM (2009-2013)
  • Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993)
  • É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia
  • Foi diretor do Centro de Tecnologia (CT)
  • Seu vice é o professor Alessandro Dal'Col, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR)


Partido político:

"Sempre fui filiado ao partido da Universidade Federal de Santa Maria. Quem me conhece, sabe que a minha conotação política sempre foi trabalhar para que a universidade sempre fosse um expoente em nível nacional e internacional."


Lugar preferido no campus:

"Meu lugar preferido da Universidade são os jardins, gosto muito de andar no campus."


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Vamos trabalhar com medições de tarefas e não mais ponto eletrônico", afirma Martha Adaime, candidata à Reitoria da UFSM

Apresentação de propostas e corpo a corpo: como foi o primeiro dia de campanha das chapas que concorrem à UFSM Próximo

Apresentação de propostas e corpo a corpo: como foi o primeiro dia de campanha das chapas que concorrem à UFSM

Política